Slideshow

Breaking News

Domingos Juvenil lidera pesquisa da Doxa para prefeito de Altamira

Se a eleição para prefeito de Altamira fosse hoje, o atual prefeito Domingos Juvenil se reelegeria.
por Dornélio Silva (*)
Na pesquisa da Doxa Comunicação, do tipo espontânea, em que não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Juvenil aparece com 34,2% das intenções de voto.

O segundo colocado é o ex-prefeito Claudomiro Gomes (PSDB), 18,1%.

Na terceira posição aparece Josy Amaral (PSB), com 8,1%. Ela é esposa do prefeito de Vitória do Xingu, Vando Amaral (PSB).

O deputado estadual Ozório Juvenil (PMDB), filho do atual prefeito, aparece em quarto lugar, com 7,0% (Esses votos de Ozório Juvenil podem ajudar a decidir a eleição). Os votos flutuantes (indecisos e nulo/branco) somam 25,3%.

Quando se estimula a pesquisa, isto é, são apresentados os nomes de pré-candidatos, Domingos Juvenil sobe para 36,7%; Claudomiro vai para 26,2%. Ozório Juvenil sobe para 12,5% e Célio Fernandes soma 2,2% das intenções de voto.

Rejeição
Os dois políticos mais rejeitados são também os mais votados na intenção de voto estimulada e espontânea. Juvenil e Claudomiro, com 25,3% e 19,6%, respectivamente, lideram.

Ozório aparece com pouco mais de 12% de rejeição e mais de um terço não rejeitou ninguém.

Avaliação de Juvenil
A somente 19,2% tem opinião negativa sobre o governo de Domingos Juvenil.

Quando somamos os votos da maioria dos eleitores entrevistados parecem estar ainda em fase de formação de sua convicção a respeito do governo municipal, pois 43,1% atribuíram o conceito regular (positivo ou negativo).

Depois deles, 37,7% disseram que esta bom ou excelente, enquanto conceitos regulares as suas respectivas tendências, ocorre um relativo equilíbrio entre as visões positivas x negativas, refletindo o sentimento de mudança x continuidade.

Problemas de Altamira
Os problemas que mais angustiam os eleitores em Altamira são cinco e somados passam de 82%, ficando os quase 18% divididos entre mais de 20 citações e o NS/SR.

Os cinco temas/áreas vão definir a pauta das discussões e mobilizar os interesses da maioria dos eleitores do município, formatando discursos, plano de governo e posicionamentos dos pré-candidatos a prefeito.

Metodologia
* Metodologia: Quantitativa aleatória, estratificada por quotas de sexo, idade, escolaridade e renda familiar dos informantes, selecionados por lotes censitários;

* Amostra: 600 entrevistas individuais;

* Município: Altamira;

* Margem de erro: 3,0% – Segurança de 95%;

* Técnica de abordagem: Domiciliar, obedecendo as quotas estipuladas e os saltos aleatórios projetados;

* Período de coleta e checagem: 14 a 19 de dezembro de 2015;

* Checagem: Checagem de 25% das entrevistas realizadas;

* Crítica: Foram criticados todos os formulários;

* Filtro: Ser eleitor e residir no município a pelo menos (12 meses)

Fonte: Blog do Jeso