Slideshow

Breaking News

Belo Monte posiciona rotor da 2ª unidade geradora

A Usina Hidrelétrica Belo Monte continua os trabalhos da fase de montagem eletromecânica do empreendimento, com a instalação de grandes equipamentos, como ocorreu na descida do rotor da turbina da Unidade Geradora 02 da Casa de Força Principal. A operação ocorreu no dia 17 de janeiro de janeiro.


A peça é de fabricação da Voith e veio de Manaus, capital do Amazonas, para os canteiros de obras em Vitória do Xingu, no Pará. Com peso de 315 toneladas, altura de 5 metros e 8,7 metros de diâmetro, o rotor da turbina dá início ao processo de transformação de energia mecânica para elétrica.

O rotor é o núcleo gerador de energia em uma hidrelétrica. Por meio das pás do equipamento, que recebem a água do rio, o movimento da peça cria energia mecânica, a qual se transforma em energia cinética e é transmitida ao rotor do gerador para produzir energia elétrica.


A descida da peça foi realizada conforme o planejamento e envolveu processos de engenharia e segurança exigidos para a situação. Belo Monte será a maior hidrelétrica genuinamente brasileira.

O empreendimento está sendo construído pela Norte Energia no rio Xingu, no Pará, e beneficiará cerca de 60 milhões de brasileiros em 17 Estados do País, quando estiver em plena operação, em 2019.

Norte Energia