Slideshow

Breaking News

Norte Energia mantém início de Belo Monte em março

A empresa trabalha rigorosamente de acordo com o cronograma do seu contrato de concessão

A Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, em construção no rio Xingu, no Pará, afirmou que mantém a previsão de início de operação comercial da casa de força principal da usina em março. Conforme antecipado ontem pelo Valor, o mais recente relatório de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê que a casa de força principal da hidrelétrica inicie a operação somente em 30 de maio.

Em nota, a empresa informou que "desconhece os prazos determinados pela Aneel informados pela reportagem para o início de suas operações. A empresa trabalha rigorosamente de acordo com o cronograma do seu contrato de concessão, que prevê o início da operação da primeira máquina de Belo Monte em março de 2016".

Documento público, disponível no site da Aneel, o relatório de fiscalização das obras deste mês, que prevê o início de operação comercial de Belo Monte em 30 de maio, informa que a justifica para a previsão é "o estágio atual das obras".

No relatório, a agência também prevê o início de operação da casa de força complementar da usina ­ o sítio Pimental ­ em 30 de abril. Na nota enviada ao Valor, a Norte Energia informou que "busca a geração de Pimental, apesar das dificuldades, em fevereiro deste ano".

Lembrando "invasões, greves e sucessivas paralisações, algumas, determinadas pela Justiça", a Norte Energia disse que, na última notificação recebida da área de fiscalização da Aneel, de 14 de dezembro, a autarquia diz ter comprovado esforço da empresa em recuperar o atraso ocorrido na implantação da usina. A previsão inicial para a entrada em operação de Belo Monte era 28 de fevereiro de 2015.


Fonte: Valor Econômico