Slideshow

Breaking News

Brasil Novo e mais 8 municípios deverão ser beneficiados com rede de transporte de fibra óptica


O projeto "Xingu Conectado”, da Empresa de Tecnologia da Comunicação e Informação do Estado do Pará (Prodepa), em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério das Comunicações e a Telebrás, foi aprovado pelo Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X) após votação unânime pela sua realização. O projeto visa implantar infraestrutura de telecomunicações na região do Xingu.

Com a parceria da Telebrás no projeto, será possível chegar a iniciativa privada e ao cidadão, pois a Telebrás tem como missão a implantação do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) que objetiva levar ao cidadão internet banda larga a preços populares.

Ao todo, nove municípios serão atendidos com a implantação da rede de fibra óptica, sendo eles Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Vitória do Xingu, Uruará, Placas, Pacajá, Anapú e Senador José Porfírio. Será um total de 273,7 km de backbone (backbone traduzindo para português, espinha dorsal, embora no contexto de redes, backbone signifique rede de transporte) de fibra óptica a serem implantados, divididos da seguinte maneira:

Altamira – Brasil Novo: 43,5 Km de Backbone;

Brasil Novo – Medicilândia: 43,8 Km de Backbone;

Altamira – Vitória do Xingu: 47 Km de Backbone;

Uruará – Placas: 60,7 Km de Backbone;

Pacajá – Anapú: 78,7 Km de Backbone.

Além do backbone¹ em fibra óptica, será implantado também uma infovia em rádios de alta capacidade com frequência licenciada para interligar as cidades de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.

O projeto aprovado implica em recursos da ordem de 9 milhões e 880 mil reais e com a sua implantação.

O projeto será executado pela PM21, empresa gestora do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu com o acompanhamento técnico da Prodepa e da Telebrás. Após a implantação, será firmado um acordo entre a Telebrás e a Prodepa que cederá metade de toda infraestrutura construída para a Telebrás.