Slideshow

Breaking News

Norte Energia instala peça de 1.200 toneladas na segunda maior turbina de Belo Monte


Prestes a acionar a primeira turbina para geração comercial de energia, a Usina Hidrelétrica Belo Monte realizou mais uma etapa preparatória da montagem de equipamentos eletromecânicos. Nessa segunda-feira (29/02), a Norte Energia, empresa responsável pelas obras, posicionou o rotor do gerador da Unidade Geradora 02, da Casa de Força Principal do empreendimento.
 

Montado no Sítio Belo Monte, o rotor do gerador é um conjunto de componentes de 1.200 toneladas, a peça mais pesada de uma unidade geradora. É um dos equipamentos fundamentais para gerar energia em uma usina hidrelétrica. Antes dele, a Norte Energia instalou o rotor da turbina, em janeiro passado, na Unidade Geradora 02. A peça, de 320 toneladas, transformará a força da água do Rio Xingu em energia mecânica, que será transmitida pelo eixo da turbina, até chegar ao do rotor do gerador. É dele, junto com o estator, o trabalho de converter energia mecânica em energia elétrica.


A Norte Energia se prepara para ativar a Unidade Geradora 01 neste mês de março, inaugurando, assim, a geração comercial da maior hidrelétrica 100% nacional. A previsão é que a segunda turbina da Casa de Força Principal comece a operar no mês de maio, conforme o cronograma estabelecido em contrato de geração com a Aneel. Em 2019, Belo Monte terá potência instalada de 11.233,1 MW, quando estiver em plena operação com as casas de força Principal e Complementar em funcionamento. A energia gerada atenderá 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros.


Norte Energia