Slideshow

Breaking News

Eleições em Altamira: Juvenil tem 50%, Claudomiro, 14%, Josy Amaral, 9%



Sondagem do jornal OXingu divulgada nesta terça, 19, aponta o atual prefeito de Altamira (PA), Domingos Juvenil como líder de intenção de voto para a eleição municipal 2016. De acordo com a enquete, o pmdbista aparece à frente de todos os possíveis candidatos em dois cenários específicos.

Atenção! Enquete ou sondagem eleitoral não corresponde à pesquisa eleitoral.

No primeiro cenário, onde o eleitor deve responder de forma espontânea, Juvenil aparece com 50% das intenções de votos, em seguida Claudomiro Gomes (PSDB) figura com 14,6%, Josy Amaral (PSB) aparece com 9% do eleitorado. Ainda nesta sondagem Marquinho do PDT surge com 1,5% das escolhas dos eleitores, João Batista (PT) e Délio Fernandes (PR) com 0,8% cada um. Os eleitores que se consideraram indecisos, não sabiam ou não opinaram, somaram 19,5%, brancos e nulos 3,8%.

No segundo cenário, a sondagem de forma estimulada apresentou seis possíveis candidatos à prefeitura de Altamira. O prefeito Domingos Juvenil alcançou 51,7% da preferência, o tucano Claudomiro Gomes atingiu 20,2%, Josy Amaral do PSB chegou a 12%, Délio Fernandes (PR) 1,5% das intenções, o petista João Batista teve 1,2% do eleitorado e Mônica Brito (Psol) contabilizou 0,4%. Os eleitores que se consideraram indecisos, não sabiam ou não opinaram, somaram 10%, brancos e nulos 3%.

A enquete foi realizada entre os dias 16 e 19 de julho, com 268 entrevistados.

A enquete ou sondagem eleitoral não ​pode se equiparar a uma pesquisa eleitoral. A enquete apenas faz sondagem da opinião dos eleitores sem atender aos requisitos formais, como segmentação dos entrevistados, metodologia, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, entre outros (Lei nº 9.504/1997, art. 33, I a VII, e § 1°). Segundo a norma, “entende-se por enquete ou sondagem a pesquisa de opinião pública que não obedeça às disposições legais e às determinações previstas nesta resolução”, ou seja, que não atenda a requisitos formais e a rigores científicos.


Fonte: Oxingu.com

Nenhum comentário