Slideshow

Breaking News

“Me faz dar gargalhadas”, diz Temer, sobre narrativa de Rui Falcão



O presidente em exercício reagiu de forma irônica ao saber que o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o chamou de “usurpador”. Temer disse: “Me faz dar gargalhadas”.

Conforme aponta o Estadão, Falcão tem utilizado essa narrativa repetidas vezes para se referir ao governo de Temer, que assumiu interinamente a Presidência da República enquanto Dilma Rousseff está afastada por 180 dias, devido ao processo de impeachment.

A afirmação de Falcão não é amparada pelos fatos, uma vez que a legislação eleitoral brasileira prevê apenas a votação em uma chapa, com candidatos à presidência e vice-presidência. Não há possibilidades, pela lei vigente, de votar apenas em um dos dois. Logo, todos os que votaram em Dilma automaticamente votaram em Temer.

A legislação também prevê que em caso de afastamento do presidente, o vice-presidente deve assumir. Não existe nenhum precedente legal para que, em caso de substituição de Dilma, o cargo fosse assumido por algum militante do PT, por exemplo.

Até o momento, Falcão não deu explicações para ter tentado julgar a questão por uma legislação eleitoral inexistente no país.

Nenhum comentário