Slideshow

Breaking News

Estudo de Harvard encontrou o segredo da felicidade para os homens (e não é dinheiro)


Como o conceito de felicidade pode ser extremamente amplo e variar de acordo com a personalidade de cada um, é impossível definir uma fórmula única que contemple a todos. Algumas bases da vida, porém, são definidas como exemplos de bem-estar social e, segundo um estudo de Harvard, o segredo da felicidade para os homens é mais simples do que se imagina e não envolve boa condição financeira.

Liderado pelo psiquiatra Robert Waldinger, o Estudo sobre Desenvolvimento Adulto de Harvard acompanhou a vida de 724 homens durante 75 anos, com aplicação de questionários sobre suas vidas, que incluíam a verificação da qualidade de seus casamentos, satisfação no trabalho e atividades sociais. Além das perguntas, feitas a cada dois anos, os pesquisadores avaliavam a saúde física de cada participante a cada 5 anos.


Qual o segredo da felicidade?

O segredo da felicidade, concluiu o trabalho científico, é ter boas relações interpessoais, ou seja, a qualidade dos relacionamentos é mais importante do que a quantidade, assim como as conexões sociais que são capazes de proteger a memória e a saúde como um todo.

A pesquisa mostrou que indivíduos que se sentiam mais próximas de suas companheiras no casamento, famílias, amigos ou comunidade apresentavam índices maiores de felicidade do que os mais solitários. E mais: quem cultivava relacionamentos conflituosos tinham tendência a serem até mais infelizes do que pessoas solteiras.

Por Paulo Nobuo

Nenhum comentário