Festival do Caratinga reúne mais de 20 mil em Senador José Porfírio

terça-feira, janeiro 31, 2017

A tradicional festa do peixe ‘Caratinga’ em Senador José Porfírio no Oeste paraense, entrou na sua 25º edição entre os dias 26 e 29 de janeiro, arrastando para a Praia do Leme, local do evento, um público estimado pela organização em mais de 20 mil pessoas nos quatro dias de festival. Em 2017 o evento contou com a parceria público-privada para estruturar a praia e contratar artistas locais e regionais que garantiram a animação e acomodação dos visitantes, participaram do festival como apoiadores, órgãos públicos como a SEEL – Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Pará, Banpará, Belo Sun, comercio local e empresários.

“O festival foi um sucesso, mesmo com toda dificuldade que nos encontramos financeiramente, mas não podíamos deixar de realizar o Caratinga que já é tradição” detalhou o Secretário de Administração Valmiro Machado.

“Só tenho a agradecer a todos que vieram ao festival e que continuem a voltar em Souzel, pois vamos melhorando cada dia mais a qualidade desse evento e de muitos outros” explicou Jhonata Resende secretário de Cultura.

Com embarcações de várias cidades do Xingu e Amazonas ancoradas em Souzel, além de caravanas de município da transamazônica que chegaram por terra ao Festival, o evento foi além do esperado pela gestão do município.

“Superou as expectativas. Isso é fruto de um trabalho de união que vai do gari ao prefeito empenhados pra desenvolver esse festival” explicou Deiby Cardoso, vice-prefeito de Senador José Porfírio.

Moradores da região fizeram questão de falar sobre o evento e a organização do Festival neste ano de 2017, dando destaque para a estrutura e segurança da festa.

“Já estive outras vezes aqui, sempre venho e faço questão de prestigiar essa festa maravilhosa aqui em Souzel. ‘Tá’ tudo nota 10, desde as atrações, a segurança até o povão, muita gente bonita aqui” disse Charlinho DP, cantor altamirense.

“Uma honra, poder estar prestigiando um momento tão bonito. Um gestor que com menos de 30 dias conseguiu realizar um evento maravilhoso como esse. Já estive aqui antes em outros Festivais e nunca vi isso na minha vida, diante da realidade de antes, agora ‘tá’ tudo surreal. A gente vê uma segurança em tudo que esta sendo oferecido, do ambiente a alimentação, comidas deliciosas de qualidade” falou a nutricionista Daniela Damasceno.

O esporte também teve espaço na programação, o futebol de areia reuniu seis times que disputaram o título de campeão do festival deste ano, o time “Amigos da Bola” venceu por 6×1 o União e levou a medalha de ouro.

Seis casais disputaram o título de Garoto e Garota Caratinga 2017, após dois dias de desfile, temático e moda praia, Emily Alvarez e Weldes Winchester foram apresentados ao público no domingo (29), como os eleitos deste ano seguindo o criterioso corpo de jurados.

Na pesca do caratinga, o Srº Marileno pegou o menor, que mediu 7,7cm, como prêmio o pescador levou uma barraca de campi. O Srº Manoel ‘Garafa’ veterano na competição fisgou o maior caratinga que mediu 19,4cm, seu Manoel ganhou como prêmio um fogão. No quesito maior quantidade, o também veterano na pesca do caratinga, Hércules Romano conseguiu tirar do rio 31 caratingas em duas horas de competição, e levou como prêmio um moto de 5,5hp.

Ainda teve corrida de rabeta (canoa com motor de polpa), quem venceu a corrida foi o jovem Adriano Soares, e ganhou um moto 6,5hp.

A animação da festa contou com Igor Nemo, Sheila Araújo, NEY.com, Forró NU12, Leozinho Estourado, Banda local “Two black four white”, Sensassamba além dos DJ’s (Léo de Souzel, Denyson, Kleberson Mix, Cambú) que deram o ritmo da festa.

O policiamento foi reforçado na cidade, de acordo com a polícia militar 12 polícias atuaram por noite no evento, além da guarnição ostensiva já existente da cidade, esse foi o número mais baixo de ocorrências registradas durante o evento, apenas três casos de desavenças foram parar na delegacia, porém sem gravidade.

Localizada na mesorregião de Altamira, entre as cidades de Vitória do Xingu e Porto de Moz, a sede do município de Senador José Porfírio chamada carinhosamente de Souzel, contra com o privilégio de ter uma praia na frente da cidade. Banhada pelas caudalosas águas do Rio Xingu Souzel já tem o tradicional “Festival do Caratinga” como referência cultural e patrimônio imaterial, evento que segundo o prefeito Dirceu Biancardi não poderia passar em branco.

“Diante dessa crise que vivemos mostramos que aqui em Souzel a nossa fé é maior do que a crise, tudo saiu como planejamos, estou satisfeito com o resultado, o povo que veio nos prestigiar está satisfeito e os filhos de Senador você vê a satisfação no rosto de cada um. Pois para nós isso aqui não poderia passar em branco” disse Biancardi.


Por Felype Adms
Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Destaque

Veja Também

Acidentes (649) Altamira (948) Anapu (47) Belo Monte (220) Belo Sun (13) Brasil (1660) Brasil Novo (630) Celebridades (76) Ciência (177) Cinema (67) Clima e Tempo (40) Curiosidades (753) Desaparecidos (10) Eleições (175) Esporte (72) Governo Federal (306) Ibama (56) Imprensa (107) Internet (341) Itaituba (163) Justiça (620) Marabá (37) Medicilândia (160) Mundo (764) Música (124) Norte Energia (185) Novo Repartimento (23) Pacajá (38) Pará (772) Placas (43) Polícia (2004) Política (1030) Porto de Moz (25) Religião (527) Rurópolis (67) Santarém (200) SBT (290) Souzel (35) Tecnologia (214) Televisão (344) Transamazônica (342) Tucuruí (38) Uruará (290) Vitória do Xingu (123)