Hospital Regional de Altamira sensibiliza sobre a importância da higienização das mãos

terça-feira, janeiro 31, 2017

Por dois meses, dezembro de 2016 e janeiro de 2017 o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), promoveu uma campanha de 'Higienização das Mãos” com finalidade de conscientizar usuários, acompanhantes e colaboradores sobre a importância dessa ação na prevenção de doenças.

Conduzida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a ação de sensibilização percorreu os setores da unidade levando informações sobre como lavar as mãos, corretamente. Segundo a enfermeira Esther Hock, a equipe alertou para o risco de infecção e como evita-la. “Mostramos que as doenças infecciosas podem gerar contaminação nos próprios colaboradores, usuários e acompanhantes. Por isso, é válida a orientação”, alertou a colaboradora.

Durante a campanha, o SCIH realizou uma programação educativa sobre os cinco momentos para a higienização das mãos. Para atingir o maior percentual de público e sensibilizar os colaboradores, foram realizadas ações em pontos estratégicos. O ‘Super Sabão’ também esteve presente na campanha. “Usamos do lúdico, com um personagem que explicou os procedimentos corretos na hora de lavar as mãos. Essa foi a maneira leve e descontraída que encontramos para informar com responsabilidade e demonstrar o quão importante e prevenir doenças com a prática de hábitos simples, como a lavagem correta das mãos”, explica Esther Hock.

A coordenadora da UTI Neonatal, Shayene Pinheiro, aprova a iniciativa. “A UTI Neonatal tem um elevado padrão na higienização das mãos. Essa campanha, que na verdade é uma lembrança e fomenta a importância de hábitos simples pelo alto valor operacional que traz no cuidado com o paciente. Iniciativas como essa, a meu ver, devem ser perenes”, frisa a enfermeira.

Atualmente, no HRPT, há ilustrações em cada pia explicando o passo a passo correto da lavagem das mãos. A auxiliar de Higiene e Limpeza, Loanja Correa da Silva, sempre usa as instruções disponíveis na unidade. “Eu sempre lavo as mãos e vejo a conscientização como forma de prevenir doenças. Eu estou exposta e, por isso, sigo instruções simples que promovem a minha saúde e dos demais”, comenta.

O HRPT, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), orienta para sempre higienizar as mãos antes do contato com o paciente; do procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.

Por Thais Maria F. Portela

Destaque

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Acidentes (677) Altamira (985) Anapu (48) Belo Monte (222) Belo Sun (13) Brasil (1731) Brasil Novo (639) Celebridades (85) Ciência (182) Cinema (70) Clima e Tempo (41) Curiosidades (822) Desaparecidos (10) Eleições (197) Esporte (73) Governo Federal (331) Ibama (57) Imprensa (112) Internet (366) Itaituba (170) Justiça (654) Marabá (39) Medicilândia (165) Mundo (799) Música (127) Norte Energia (186) Novo Repartimento (23) Pacajá (40) Pará (822) Placas (44) Polícia (2072) Política (1120) Porto de Moz (25) Religião (540) Rurópolis (70) Santarém (209) SBT (295) Souzel (35) Tecnologia (226) Televisão (357) Transamazônica (349) Tucuruí (45) Uruará (299) Vitória do Xingu (126)