INDÍGENAS SE REÚNEM COM ÓRGÃOS E NORTE ENERGIA

sexta-feira, janeiro 27, 2017

Após nove dias em Altamira realizando uma série de manifestações, índios de sete etnias da volta grande e médio Xingu estiveram em reunião na tarde desta quinta-feira (26) com representantes de vários órgãos de proteção aos indígenas, como o chefe do escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama Altamira, o presidente da Fundação Nacional dos Índios, FUNAI, Secretaria Especial de Saúde Indígena, SESAI, Norte Energia e Ministério Público Federal que mediou a conversa. A reunião aconteceu no auditório do centro de convenções e cursos do município.

Dez lideranças indígenas foram ouvidas. Dentre as principais questões está o descumprimento de itens do Plano Básico Ambiental, o PBA, como construção de postos de saúde e entrega de medicamentos.

Outro problema é a atividade produtiva das comunidades, já que os índios viviam da pesca e após a construção da usina hidrelétrica, eles encontram dificuldades para se manter da atividade.

Após os líderes indígenas exporem os problemas enfrentados pelos povos, a procuradora do Ministério Público Federal Thais Santi, fez algumas recomendações e acordos com os órgãos presentes e diretamente ligados aos índios.

A FUNAI se comprometeu a analisar os problemas e fiscalizar a atividade produtiva das comunidades indígenas. O órgão levará as questões expostas também para uma reunião na Casa Civil que acontecerá na segunda-feira (26). A fundação irá fazer um cronograma de inclusão e desinclusão das aldeias.

Até a próxima quinta-feira (02), a Norte Energia se comprometeu em apresentar um cronograma de um plano de vigilância das áreas do médio Xingu e da volta grande do Xingu, já que são os próprios índios que realizam este trabalho, além de organizar o termo de doação e entrega dos locais de assentamentos. A empresa também irá realizar até março um seminário para discutir os trabalhos nas aldeias, como o Plano Básico Ambiental e atividade produtiva.

Reportagem: Paulo Oliveira Vale do Xingu
Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Pará deve sediar centro integrado de Segurança da região Norte

Pará deve sediar centro integrado de Segurança da região Norte "É preciso que cada um cumpra com a sua obrigação, que tenhamos pulso forte e que se trabalhe muito para que possamos devolver a paz para a população paraense. Tivemos audiência hoje com o Presidente da República, Michel Temer, o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e deputados federais do Pará onde ficou decidido que o Centro Integrado de Comando e Controle da Região Norte será instalado em Belém. É um espaço que integra todos os órgãos de segurança pública, federais e estaduais, com o objetivo de investigar e reduzir a onda de violência que tomou conta da nossa região, do nosso estado e da região metropolitana da nossa capital Belém", disse Helder Barbalho. Por Gleyson Araujo SAIBA MAIS NO LINK: www.tvcidadesbt.com.br/2018/04/para-deve-sediar-centro-integrado-de.html

Publicado por TV Cidade SBT em Sexta, 13 de abril de 2018
Acidentes (733) Altamira (1030) Anapu (57) Belo Monte (227) Belo Sun (14) Brasil (1866) Brasil Novo (668) Celebridades (95) Ciência (192) Cinema (74) Clima e Tempo (51) Curiosidades (983) Desaparecidos (13) Eleições (263) Esporte (76) Governo Federal (369) Ibama (59) Imprensa (115) Internet (415) Itaituba (185) Justiça (715) Marabá (43) Medicilândia (198) Mundo (860) Música (132) Norte Energia (188) Novo Repartimento (28) Pacajá (47) Pará (920) Placas (45) Polícia (2230) Política (1287) Porto de Moz (27) Religião (565) Rurópolis (71) Santarém (218) SBT (302) Souzel (38) Tecnologia (251) Televisão (372) Transamazônica (369) Tucuruí (53) Uruará (322) Vitória do Xingu (138)

Postagem em destaque

Helder lidera em nova pesquisa para governador do Estado

Helder Barbalho (PMDB) lidera na nova pesquisa sobre a preferência do eleitorado paraense nas eleições deste ano ao governo do Estado. Na in...