Inteligência artificial já pode criar outras IAs melhor que humanos

sexta-feira, janeiro 20, 2017
O pesadelo de quem teme que a evolução da inteligência artificial dê origem a algo similar à Skynet dos filmes do Exterminador do Futuro está um pouco mais próximo. Pesquisadores observaram que as máquinas já estão igualando ou superando a capacidade humana de criar outras inteligências artificiais.
(Foto: Ilustração)
Um artigo recente do MIT Technology Review conta um caso recente em que pesquisadores do Google Brain, a divisão da empresa que desenvolve IA, fizeram um software criar um sistema de aprendizado de máquina que seria testado contra uma plataforma que avalia a capacidade de processamento de linguagem. O resultado desde software criado pelo software foi superior a qualquer sistema criado diretamente por humanos até hoje.

Ok, talvez isso não signifique que a Skynet está a caminho, mas pode ser entendido como um risco à profissão de programador. No entanto, é pouco provável que isso aconteça num curto prazo, já que a tarefa ainda requer altíssimo poder computacional, algo que apenas uma corporação gigante como o Google pode alcançar no momento. Neste teste, foram necessários 800 processadores gráficos trabalhando em conjunto, o que certamente não é barato.

Além disso, a evolução de uma tecnologia como estas pode resolver um problema atual no mercado de tecnologia, que investe pesado em inteligência artificial e aprendizado de máquina, mas não encontra tantos profissionais especializados nesta área que é razoavelmente nova e cada vez mais importante. A pesquisa também aponta que a técnica também poderia liberar a mão de obra humana para dedicar-se a funções mais importantes do que as tarefas mais mundanas de treinar sistemas de inteligência artificial com grandes volumes de dados.

Fica a questão sobre se isso de fato eliminaria o trabalho de pessoas humanas no desenvolvimento de software de aprendizado de máquina e inteligência artificial. Especialistas indicam que hoje, o desenvolvimento de software deste tipo exige um grande esforço humano, e que uma parte destas funções poderia ser tranquilamente ser terceirizada para as máquinas, acelerando o tempo de desenvolvimento de produtos que incluem inteligência artificial. Isso certamente não ajuda aliviar o temor de que empregos podem ser perdidos para a tecnologia e, ironicamente, de que os engenheiros de software estariam criando seus próprios sucessores.

Olhar Digital Via MIT Technology Review
Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Destaque

Veja Também

Acidentes (649) Altamira (948) Anapu (47) Belo Monte (220) Belo Sun (13) Brasil (1660) Brasil Novo (630) Celebridades (76) Ciência (177) Cinema (67) Clima e Tempo (40) Curiosidades (753) Desaparecidos (10) Eleições (175) Esporte (72) Governo Federal (306) Ibama (56) Imprensa (107) Internet (341) Itaituba (163) Justiça (620) Marabá (37) Medicilândia (160) Mundo (764) Música (124) Norte Energia (185) Novo Repartimento (23) Pacajá (38) Pará (772) Placas (43) Polícia (2004) Política (1030) Porto de Moz (25) Religião (527) Rurópolis (67) Santarém (200) SBT (290) Souzel (35) Tecnologia (214) Televisão (344) Transamazônica (342) Tucuruí (38) Uruará (290) Vitória do Xingu (123)