Nova comissão da Cipa do HRPT toma posse

terça-feira, janeiro 31, 2017

Os membros eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), foram empossados na segunda-feira (30). No total, 21 colaboradores receberam o reconhecimento. A comissão é uma determinação legal pelo cumprimento da Norma Regulamentadora 5, que age prevenindo acidentes de trabalho. 

Todos os membros eleitos, antes de assumir a função, passaram por treinamento teórico na própria unidade, que foi ministrado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). “Nosso principal foco é prevenir acidente com material biológico perfurocortante, que é o nosso maior risco pela característica de ser um ambiente hospitalar. É, por isso, que mais trabalhamos, para evitar essas ocorrências.”, explica a gerente do Sesmt, Lívia Viana.

Além do certificado, os colaboradores receberam a braçadeira para identificação imediata. Para o diretor-geral do hospital, Edson Primo, a rápida identificação em momento de crise pode ajudar. “A Cipa é o olho crítico e cauteloso do hospital. Essas pessoas são que promovem a prevenção e a segurança”, explica o diretor, que diplomou os novos membros.

É de competência dos cipeiros a realização de inspeções, elaborar mapa de risco, ajudar em processos do hospital, além de promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). “Os cipeiros são o braço direito do Sesmt. Aliás, os dois são orientadores para prevenir acidentes e promover a segurança de todos”, explica Lívia.

Após dez anos exercendo a função de copeira no Hospital Regional, a colaboradora Maria de Nazaré, de 43 anos, decidiu participar das eleições da Cipa e foi escolhida para representar seu setor: o Serviço de Nutrição e Dietética (SND). “Para mim é uma honra fazer parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Eu quero ajudar a prevenir a saúde e evitar os acidentes de trabalhos dos meus colegas de trabalho, já que aqui construímos também uma família”, comenta a colaboradora.

O colaborador Jefferson Azevedo foi um dos enfermeiros mais votados. Em sua gestão, ele pretende, por meio de trabalhos de conscientização na unidade, reduzir os índices de acidentes a zero. “Ajudar os colaboradores e a instituição a diminuir os números de acidentes de trabalho me levou a assumir essa responsabilidade. E, claro, assumir um trabalho de prevenção para promover a segurança dentro e fora da unidade será meu maior objetivo, sempre”, frisa.

Unidade

O Hospital Regional de Altamira pertence ao Governo do Estado e, desde a sua inauguração em 2006, é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).


Por Thais Potela

Destaque

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Acidentes (677) Altamira (986) Anapu (48) Belo Monte (222) Belo Sun (13) Brasil (1734) Brasil Novo (639) Celebridades (85) Ciência (182) Cinema (70) Clima e Tempo (41) Curiosidades (826) Desaparecidos (10) Eleições (198) Esporte (73) Governo Federal (331) Ibama (57) Imprensa (112) Internet (367) Itaituba (171) Justiça (654) Marabá (39) Medicilândia (165) Mundo (801) Música (127) Norte Energia (186) Novo Repartimento (23) Pacajá (40) Pará (823) Placas (44) Polícia (2076) Política (1122) Porto de Moz (25) Religião (541) Rurópolis (70) Santarém (209) SBT (295) Souzel (35) Tecnologia (227) Televisão (357) Transamazônica (349) Tucuruí (45) Uruará (299) Vitória do Xingu (126)