Hospital Regional de Altamira capacita profissionais da área assistencial

segunda-feira, fevereiro 06, 2017

Cerca de 70 profissionais do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), participaram do treinamento sobre 'Tratamento e Prevenção de Lesões e Feridas', ministrado pela mestra em Enfermagem em Saúde do Trabalhador, Liliana Leal, da Universidade de Campinas (SP).

Segundo a palestrante, as lesões por pressão têm associação direta com maus hábitos alimentares e devem ser tratadas e prevenidas de forma eficaz e responsável. “Nós sabemos, hoje, que os produtos químicos interferem diretamente na qualidade de vida e na produção de doenças, tanto o tipo de alimento como a taxa de consumo. Muitos pacientes que têm um pé diabético, por exemplo, sofrem com alterações metabólicas e têm um consumo exagerado de açúcares e gorduras, que alteram a parede das artérias e, por conta dessa alteração, há o suporte vascular suprimido”, detalha Liliana Leal.

Há dois anos trabalhando no hospital, a técnica de Enfermagem, Josilene Ferreira, já atendeu diversos pacientes com esse perfil, e confessa que em alguns casos recorreu a médicos e enfermeiros. “Foi gratificante participar desse treinamento. O conteúdo será de grande valor para minha área. Todo esse conhecimento vai somar na minha rotina de trabalho. Foi uma experiência inovadora que, com certeza, vai me ajudar profissionalmente”, conta a colaboradora.

A mestra Liliana Leal realizou ainda um curso para enfermeiros sobre a técnica de desbridamento mecânico, que consiste na classificação de úlceras. A técnica foi demonstrada, in loco, para o aprimoramento dos procedimentos na assistência ao usuário. “A minha função não é somente ensinar, mas aguçar o interesse do profissional a estudar mais. O aluno tem que ser estimulado a buscar mais informações. Esses cursos são bons para despertar, no profissional, as associações entre o conhecimento que é abordado e o que ele vê na enfermaria. Isso tem mais resultado, porque eles estudam as peculiaridades de cada lesão”, explica Liliana.

Formada há quatro anos e atuando na saúde básica do município, a enfermeira Eunice Muniz Carvalho foi uma das participantes. Ela aprovou o conteúdo ministrado. “Na minha avaliação, cursos com esse perfil são importantes para profissionais que atuam na linha de frente com o paciente, pois norteiam o procedimento correto a fazer durante o atendimento. Tudo que foi colocado aqui é a nossa realidade. Nós trabalhamos diretamente com paciente em elevado nível de necessidade de terapia, como diabéticos e hipertensos”, comenta a enfermeira.

Para a diretora de Enfermagem do HRPT, Luciane Madruga, os treinamentos contínuos são de fundamental importância. “Com a assistência correta, há uma grande redução de reincidência de internação por conta de um curativo ou tratamento conduzido de forma incorreta. Por isso, é fundamental prepararmos nossos profissionais para oferecermos o melhor”, explica a diretora.

Normalmente as capacitações são voltadas somente para os colaboradores do HRPT, mas, neste caso, devida a importância do tema e a alta procura na região, a unidade ofertou 20 vagas para o público externo, sendo eles, profissionais da saúde básica do município.

Unidade

O Hospital Regional de Altamira pertence ao Governo do Estado e, desde a sua inauguração, em 2006, é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em 2016, a unidade conquistou a mais alta certificação nacional de qualidade, a ONA 3 - Acreditado com Excelência.

Por Thais Maria F. Portela

Destaque

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Acidentes (677) Altamira (985) Anapu (48) Belo Monte (222) Belo Sun (13) Brasil (1731) Brasil Novo (639) Celebridades (85) Ciência (182) Cinema (70) Clima e Tempo (41) Curiosidades (822) Desaparecidos (10) Eleições (197) Esporte (73) Governo Federal (331) Ibama (57) Imprensa (112) Internet (366) Itaituba (170) Justiça (654) Marabá (39) Medicilândia (165) Mundo (799) Música (127) Norte Energia (186) Novo Repartimento (23) Pacajá (40) Pará (822) Placas (44) Polícia (2072) Política (1120) Porto de Moz (25) Religião (540) Rurópolis (70) Santarém (209) SBT (295) Souzel (35) Tecnologia (226) Televisão (357) Transamazônica (349) Tucuruí (45) Uruará (299) Vitória do Xingu (126)