Estudantes e profissionais podem se inscrever gratuitamente no I Seminário Amazônico Hospitais Saudáveis

quinta-feira, março 09, 2017

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Amazônico Hospitais Saudáveis, que ocorrerá em Belém nos dias 14 e 15/3. O evento reunirá especialistas de destaque nacional, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores experientes para debaterem os desafios do setor de saúde na Amazônia frente às mudanças climáticas. Os interessados em participar da programação podem se inscrever gratuitamente no site http://www.hospitaissaudaveis.org/. O seminário é aberto a estudantes universitários e garante certificação. 

Esta é a primeira vez que o evento será realizado na região Norte. Ele acontece desde 2008 na região Sudeste e está sendo promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio do Hospital Público Estadual Galileu. O evento tem por objetivo a sensibilização e o engajamento das instituições de saúde frente aos desafios da mudança do clima e do gerenciamento de resíduos.

Dentre os profissionais com presença confirmada no I Seminário Amazônico Hospitais Saudáveis estão: o presidente do Conselho da ONG Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde/SP, Vital de Oliveira Ribeiro Filho; o engenheiro ambiental do Hospital Israelita Albert Einstein e membro do Conselho da Associação Civil Projeto Hospitais Saudáveis, Neilor Cardoso Guilherme; o diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak; o diretor de Desenvolvimento da Pró-Saúde, Danilo Oliveira da Silva; e o coordenador científico de MBAs em Gestão Hospitalar e Sustentabilidade e diretor do departamento de implantações de Novos Projetos da Pró-Saúde, Marcelo Bittencourt.

Serviço

I Seminário Amazônico dos Hospitais Saudáveis

Data: 14 e 15/3/2017

14/3: Palestras e mesas-redondas

Local: Auditório DeVry Faci - Tv. Tupinambás, 461. Batista Campos – Belém (PA)

Horário do credenciamento: 7h30

Horário de abertura: 8h30

15/3: Oficina

Local: Auditório do Hospital Público Estadual Galileu, à Rodovia Mário Covas, 2553 - Una - Belém (Pará)

Horário do credenciamento: 7h30

Horário de abertura: 8h30

Evento gratuito. Vagas limitadas.

Inscrições: http://www.hospitaissaudaveis.org/

Programação:

14/3/2017

Local: Auditório DeVry Faci - Tv. Tupinambás, 461. Batista Campos - Belém/PA.

7h30 às 8h30 - Credenciamento

8h30 às 9h - Abertura

9h às 9h15 - Sustentabilidade nos hospitais do Estado do Pará: Onde estamos e onde queremos chegar? Palestrante: Paulo Czrnhak.

9h15 às 10h - Green Hospitals: como tornar os nossos hospitais locais mais saudáveis. Palestrante: Vital de Oliveira Ribeiro Filho (PHS).

10h às 10h30 - Aquecimento global: As consequências da mudança no clima. Palestrante: Brenda Brito (Imazon).

10h30 às 11h - Coffee break

11h às 12h30 - Mesa-redonda: Gestão da mudança do clima em organizações de saúde. Moderador: Danilo Oliveira (Pró-Saúde).

Temas:

- O papel do setor saúde diante da mudança no clima. Palestrante: Rodrigo Henriques (Lanakaná).

- Inventários de emissões de gases de efeito estufa em organizações hospitalares e a campanha 'Desafio 2020 - a saúde pelo clima'. Palestrante: Victor Kenzo (PHS).

- Inventário de emissões: experiências de hospitais no Brasil. Palestrantes: Neilor Cardoso (Hospital Israelita Albert Einstein), Sandro Mendes (Hospital Público Estadual Galileu).

12h30h às 14h - Intervalo para almoço

14h às 14h40 - Resíduos de Serviços de Saúde - 30 anos e novos desafios. Palestrante: Vital de Oliveira Ribeiro Filho (PHS).

14h40 às 16h20 - Mesa-redonda: Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Moderador: Vital de Oliveira Ribeiro Filho (PHS).

Temas:

- A importância da pesagem na gestão do RSS. Palestrante: Diego Santos (HPEG).

- Métodos de segregação e tratamento de RSS: a rotina de um hospital da região Norte do Brasil. Palestrante: Sheila Bezerra (HRBA).

- A gestão de resíduos em um hospital de grande porte no Brasil. Palestrante: Neilor Cardoso (Hospital Israelita Albert Einstein).

16h20 às 17h - Considerações finais: resíduos de serviços de saúde. Palestrante: Marcelo Bittencourt (Pró-Saúde).

No dia 15/3 haverá um exercício prático de adesão e uso da plataforma de gestão de emissões. Para mais informações, acesse http://www.hospitaissaudaveis.org.


Por Thais Maria F. Portela

Destaque

Veja Também