Hospital Regional de Altamira premia ideias inovadoras de colaboradores

sexta-feira, março 24, 2017
A gestão participativa e o incentivo à inovação, ao reaproveitamento de recursos e a otimização de investimentos são os pilares do projeto 'Dê Asas', promovido pelo Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira. A partir da iniciativa, criada em 2015, os colaboradores sugerem ideias que contribuem para o processo de melhoria contínua da gestão da unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).


Na terceira edição do projeto, a unidade recebeu 12 propostas com focos diversos, como segurança do paciente, sustentabilidade, acesso à leitura e suporte em tecnologia. Desse total, sete serão colocadas em prática. Os autores dessas propostas foram homenageados pela unidade nesta quinta-feira, 23/3, com um café da manhã. Houve ainda o sorteio de uma viagem nacional, para destino de escolha do ganhador, com direito a acompanhante, e entrega de prêmio.

A técnica de Segurança do Trabalho, Elaine Brigano, é uma das recordistas em inovação na unidade. Das seis ideias propostas por ela, quatro já foram implementadas pelo hospital. Dentre elas destacam-se o projeto de suporte para transporte de oxigênio nas macas que são conduzidas do Pronto-Atendimento para as Unidades de Internação, reduzindo a quantidade de profissionais envolvidos na atividade, e, ainda, o suporte para secagem das luvas de látex utilizadas no Serviço de Nutrição e Dietética (SND), que aumentou o período de uso do material. ''Pensar em alternativas para melhorar a qualidade dos processos é gratificante. Melhor ainda é ter o meu trabalho servindo de exemplo e sendo reconhecido'', comentou a técnica.

Assim como Elaine, a enfermeira Vanessa Alcântara também foi reconhecida na premiação desta semana. Ela elaborou um projeto para redução de peso dos colaboradores classificados com sobrepeso e obesidade. ''Hoje nós temos 45% dos colaboradores com sobrepeso e obesidade grau um, dois e três. São quase 200 colaboradores. Por ser um número relativamente alto, é bom nós nos anteciparmos para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e fazer o acompanhamento'', explicou a enfermeira. A partir da ideia de Vanessa, será aberto um consultório exclusivo para colaboradores, a fim de que sejam acompanhados por um nutricionista.

Para o diretor-geral do HRPT, Edson Primo, o 'Dê Asas' impacta positivamente no atendimento aos usuários e motiva os colaboradores. “O projeto estimula o aprendizado, fortalece a cultura da inovação e consolida a participação dos colaboradores no processo de gestão. Ele faz com que as pessoas tenham um olhar crítico e criativo, sempre voltado para a melhoria contínua”, argumentou o diretor.

Por Thais Maria F. Portela
Clique no botão abaixo e Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Destaque

Veja Também

Acidentes (630) Altamira (919) Anapu (46) Belo Monte (220) Belo Sun (13) Brasil (1609) Brasil Novo (624) Celebridades (74) Ciência (172) Cinema (66) Clima e Tempo (34) Curiosidades (701) Desaparecidos (10) Eleições (163) Esporte (69) Governo Federal (299) Ibama (55) Imprensa (105) Internet (330) Itaituba (158) Justiça (594) Marabá (36) Medicilândia (155) Mundo (746) Música (121) Norte Energia (185) Novo Repartimento (21) Pacajá (37) Pará (742) Placas (42) Polícia (1949) Política (988) Porto de Moz (20) Religião (519) Rurópolis (64) Santarém (197) SBT (289) Souzel (33) Tecnologia (212) Televisão (340) Transamazônica (338) Tucuruí (37) Uruará (283) Vitória do Xingu (119)