Iniciativa do Ministério da Integração Nacional movimenta economia no Pará

quinta-feira, março 02, 2017
Recursos vão garantir veículos para 96 municípios, emprego e renda para empresas e trabalhadores paraenses
Helder Barbalho: Ministro da Integração Nacional 
A economia do Pará vai colher ótimos resultados da iniciativa de reunir as emendas aprovadas pela bancada paraense _ composta por três senadores e de 17 deputados federais _ para a aquisição de equipamentos que serão distribuídos para 96 prefeituras no estado. Serão investidos R$ 42 milhões para a compra de 86 caminhões compactadores de lixo, 14 lanchas e 40 caminhões caçamba.

O projeto foi coordenado pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. E já está ajudando a movimentar os negócios de empresas fabricantes e distribuidoras de caminhões e lanchas, movimentando a economia paraense e garantindo renda e emprego no estado. As empresas vencedoras das licitações já estão operando a todo o vapor nesta que é considerada uma relevante encomenda para elas.

Jamily Cristine Goulart Modesto, responsável pela área Comercial e de Licitações da TCN Comércio e Construção Naval, empresa com sede em Ananindeua,região metropolitana de Belém, e que será responsável pela fabricação das 14 lanchas que serão entregues em cidades do interior paraense, afirma que, para a fábrica, a autorização para a construção das lanchas será a obra de maior impacto este ano.

"Para a nossa empresa, essa encomenda é uma grande obra que, além de gerar impacto positivo nos negócios nos levou a contratar mais profissionais para dar conta das entregas. Esse reforço de pessoal também ajuda a movimentar a economia local", diz Jamily. Segundo ela, as lanchas são de médio porte e, pela configuração, serão utilizadas para patrulhamento e fiscalização.

"Estamos felizes com o trabalho. Somos uma empresa local com atuação nacional e essa obra também traz visibilidade para a nós. Já vencemos outras licitações para obras, mas com o Ministério da Integração Nacional é a primeira vez", afirma Jamily.

Na Mônaco Diesel, concessionária da MAN Latin América, de onde sairão 40 caminhões caçamba para as cidades paraenses, a iniciativa do Ministério da Integração e dos parlamentares paraenses resultará em negócios que correspondem a dois meses de faturamento da concessionária. Isso sem contar com os serviços futuros de pós-venda e manutenção. A afirmação é de Evandro Silva, responsável pela área de Vendas a Governo da Mônaco Diesel.

"Para a concessionária, essa encomenda corresponde a dois meses de vendas no Pará. Sem dúvida movimenta a economia, é um ótimo negócio para a empresa e ajuda no pós-venda. O prazo de entrega é até junho, mas pretendemos entregar antes disso. Estes caminhões saem da fábrica em Resende, no Rio de Janeiro, apenas o esqueleto. É aqui no Pará que serão fabricadas as caçambas que vão ser acopladas a eles", explica Evandro Silva.

As caçambas sairão da empresa Facchini S/A, com sede em São Paulo e unidade de fabricação em Marituba, na Grande Belém. Em Marituba, as caçambas já estão na primeira fase de fabricação e, segundo João Cainelo, gerente da unidade da Facchini no Pará, a encomenda está garantindo o trabalho dos 30 funcionários da fábrica, que estavam praticamente ociosos nos últimos meses.

"Com a crise, a nossa média de fabricação de três caçambas por funcionário havia sido reduzida a menos de uma por pessoa. O volume de encomendas estava muito baixo e agora temos essa importante demanda para atender. Foi uma atitude muito importante e valorosa do ministro Helder Barbalho, não só beneficiando as cidades que receberão os caminhões, como ajudando a manter empregos no Pará. A encomenda foi uma motivação para nossos funcionários", comemora João Cainelo.

Ele afirma que o pedido de caçambas corresponde também a dois meses de faturamento da fábrica. Os caminhões devem começar a chegar na unidade da Facchini no começo de março e, segundo ele, serão 60 dias para a instalação das caçambas.

Procurada, a Iveco Latin America, responsável pela entrega de 86 caminhões coletores de lixo que serão entregues às prefeituras, informou que não tem ainda detalhes sobre a fabricação e entrega destes equipamentos.

Prefeituras destacam a importância dos equipamentos

A entrega de equipamentos como caminhões e lanchas para os municípios paraenses ajudará a melhorar a qualidade de vida de população e reduzir custos dos gestores públicos com o aluguel de equipamentos essenciais para a realização de atividades de limpeza, manutenção e fiscalização.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), afirma que o caminhão caçamba que receberá nos próximos meses será fundamental para ajudar no recolhimento de entulho e lixo da cidade.

"É sempre bom o município receber equipamentos porque isso reduz a despesa com aluguel de equipamentos e ajuda no trabalho de limpeza urbana. Isso contribui, inclusive, na prevenção de doenças como a dengue em nossa cidade, melhorando a qualidade de vida da população", destaca Nélio Aguiar.

Já o prefeito de Benevides, Ronnie Silva (PMDB), enfatiza que os equipamentos serão importantes para a estrutura urbana da cidade.

"Agradeço a sensibilidade e o carinho que o ministro Helder Barbalho tem por Benevides e pelos demais municípios paraenses, assim como agradeço a união da bancada de deputados e senadores do estado. Quem ganha com isso é a nossa população, que recebe mais serviços e mais qualidade de vida", assinalou Ronnie Silva.

Toninho Barbosa (PMDB), prefeito da cidade de Breves, receberá em sua cidade uma lancha e um caminhão coletor de lixo. Para o prefeito, além da função de garantir atendimento à população ribeirinha com a lancha e ajudar na limpeza urbana, vão ajudar a reduzir os custos da prefeitura com aluguel destes equipamentos.

"Só temos a agradecer pelo empenho do ministro Helder Barbalho ao trabalhar pelo Pará e trazer para a nossa cidade equipamentos importantes. A lancha será fundamental para atender o ribeirinho do Marajó, da zona rural. Ficamos muito felizes com o ministro que não tem medido esforços para ajudar o Marajó", enfatizou Toninho Barbosa.

Ministério da Integração Nacional

Destaque

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Acidentes (678) Altamira (988) Anapu (48) Belo Monte (222) Belo Sun (13) Brasil (1738) Brasil Novo (640) Celebridades (85) Ciência (183) Cinema (70) Clima e Tempo (41) Curiosidades (829) Desaparecidos (11) Eleições (200) Esporte (73) Governo Federal (332) Ibama (57) Imprensa (112) Internet (369) Itaituba (171) Justiça (656) Marabá (39) Medicilândia (165) Mundo (802) Música (127) Norte Energia (186) Novo Repartimento (23) Pacajá (40) Pará (824) Placas (44) Polícia (2078) Política (1125) Porto de Moz (25) Religião (541) Rurópolis (70) Santarém (209) SBT (295) Souzel (35) Tecnologia (227) Televisão (358) Transamazônica (349) Tucuruí (45) Uruará (299) Vitória do Xingu (126)