Pró-Saúde participa de congresso internacional com a exposição de 20 trabalhos científicos

sexta-feira, março 24, 2017
Experiências exitosas e novas práticas de humanização, com foco no paciente e no colaborador, desenvolvidas em hospitais do Pará, gerenciados pela Pró-Saúde Associação Beneficentes de Assistência Social e Hospitalar, foram expostas no Congresso Internacional de Qualidade em serviços e Sistemas de Saúde, QualiHosp 2017, em São Paulo, nos dias 20 a 23.


No total, 20 trabalhos científicos foram selecionados, sendo 19 projetos desenvolvidos no Hospital Público Estadual Galileu, de Belém, e o projeto “Amor de Mãe”, do Hospital 5 de Outubro (HCO), de Canaã dos Carajás (PA). Segundo o diretor-geral do Hospital Galileu, Saulo Mengarda, a instituição emplacou trabalhos desenvolvidos dentro de todos os eixos temáticos do evento, sendo eles: empreendedorismo, gestão em saúde, avaliação em saúde/qualidade do cuidado, segurança do paciente e gestão do cuidado. “A gente conseguiu expor diversos trabalhos, com foco administrativo e também no paciente, abrangendo todo o funcionamento do hospital” explica.

Entre os trabalhos selecionados está o projeto “Visita Virtual Hospitalar”, implantado no Hospital Galileu em 2015. Por meio dele, familiares e amigos de pacientes que não podem realizar visitas presenciais podem se comunicar por vídeo e telefonia, utilizando notebooks e celulares. “A exposição dos trabalhos funciona como um estímulo para o colaborador, que desempenha a sua função positivamente na unidade, e ainda ganha o reconhecimento, divulgando o trabalho em um evento como este”, diz Saulo Mengarda.


Entre os trabalhos apresentados, tiveram também exposição de relatos de experiências de usuário satisfeitos com o resultado do procedimento cirúrgico no hospital, assim como a assistência prestada e a prática inovadora da visita multidisciplinar, que ocorre diariamente na unidade. “Somos umas das poucas instituições que realiza visita multidisciplinar diariamente e a beira leito, com a presença de toda equipe, discutindo cada caso clínico junto com o paciente” relata a coordenadora da UTI e do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Galileu, Regiane Bezerra, que também esteve representando a unidade no evento.

A enfermeira também frisou a importância em participar do evento. “Quando estamos em um evento como este, podemos conhecer bem mais a realidade de outros hospitais, e assim, até fazer um comparativo, por exemplo, vendo os demais trabalhos aqui expostos. Durante esses dias pudemos observar o quanto estamos em um nível elevado de atendimento, comparado com os demais serviços de sul e sudeste. É possível perceber que não deixamos a desejar, pelo contrário, muitos dos nossos trabalhos tem sido modelo para outras instituições”, relata.


Também ganhou destaque no evento, o projeto inovador desenvolvido pelo Hospital 5 de Outubro, de cuidado com a gestante. Denominado “Amor de Mãe: cuidando da gestante e do bebê”, o projeto, implantado em agosto de 2016, garante um atendimento multiprofissional e humanizado desde o início da gestação até o parto. Segundo o diretor-geral da unidade, Bruno Ferreira, a participação deles no congresso demonstrou um grande avanço dentro da instituição. “Mesmo sendo um hospital que está no interior do Pará, muitas vezes não conhecido, nós sempre estamos buscando os processos de qualidade, inovando e aperfeiçoando nossos processos de gestão, para conseguir atender a demanda da região, que não é pequena”, relata.

Bruno também reforçou a importância de desenvolver um projeto “Amor de Mãe”. “Esse trabalho, especificamente, vem exatamente para conseguir inserir os usuários de plano de saúde, em uma atenção à assistência contínua, no qual as mães iniciam o pré-natal, tem uma assistência contínua durante toda a gestação, e continuam sendo assistidas até o nascimento do bebê, inclusive inserindo a criança no projeto, estendendo-se até um ano de consultas com o médico pediatria, garantindo uma assistência integral a esses pacientes”, explica. 

Ascom Pró-Saúde
Clique no botão abaixo e Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Destaque

Veja Também

Acidentes (630) Altamira (921) Anapu (46) Belo Monte (220) Belo Sun (13) Brasil (1611) Brasil Novo (624) Celebridades (74) Ciência (172) Cinema (66) Clima e Tempo (35) Curiosidades (705) Desaparecidos (10) Eleições (164) Esporte (69) Governo Federal (299) Ibama (56) Imprensa (105) Internet (330) Itaituba (159) Justiça (594) Marabá (36) Medicilândia (155) Mundo (748) Música (121) Norte Energia (185) Novo Repartimento (21) Pacajá (37) Pará (743) Placas (42) Polícia (1952) Política (990) Porto de Moz (20) Religião (520) Rurópolis (64) Santarém (197) SBT (289) Souzel (33) Tecnologia (212) Televisão (340) Transamazônica (338) Tucuruí (37) Uruará (283) Vitória do Xingu (119)