Frigoríficos suspendem compra de gado em Altamira

quinta-feira, abril 06, 2017
Uma operação batizada de Carne Fria, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, autuou no dia 21 março, diversos frigoríficos no Sul e Sudoeste do Pará. O objetivo da operação era levantar irregularidades na compra de gados de origem de terras de desmatamento ou com embargo ambiental. De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira, Siralta, após essa operação o número de gado exportados de Altamira para outros municípios caiu.


“O nosso rebanho do Norte, nos vendemos pra castanhal, pro Sul do Para e pra Macapá, então oque mais nos afetou foi a Operação Carne Fria no Sul do Para mas graças a deus esta tudo normalizado o preço já começou a reagir” Disse Maria Augusta Silva – Presidente do Siralta.

A Operação "Carne Fria" vem sendo realizada no Pará há cerca de 3 anos. Com o escândalo envolvendo a carne brasileira, o consumidor está desconfiado e o produtor rural sente na pele os prejuízos.

Em Altamira, o consumo de carne não diminuiu apenas o índice de exportação. O preço do gado sofreu reajuste nestes últimos quinze dias, mas a presidente do Siralta está confiante. Ela acredita que em pouco tempo o quadro será outro.

Por Mayara Oliveira

Destaque

Veja Também