Hospital Regional de Santarém realiza primeira cirurgia cardíaca do interior do Pará

segunda-feira, abril 03, 2017
O adolescente E.F.B.S., de 14 anos, nasceu com um problema no coração, chamado de comunicação interatrial, que o impedia de fazer esforços. Jogar bola e brincar, coisas comuns para crianças e adolescentes, não eram possíveis ao garoto. Mas essa realidade mudou. Ele foi o primeiro paciente a passar por cirurgia cardíaca no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.
Vista aérea HRBA
A alta hospitalar ocorreu na tarde de quinta-feira, 30/3. “Antes eu queria brincar com meus irmãos e sentia dificuldade em respirar, tinha falta de ar, cansava muito rápido e, por isso, não conseguia brincar com eles. Agora, se Deus quiser, eu vou estar livre, correndo. Agora está tudo bem. Agradeço muito ao médico e ao hospital pelo que fizeram por mim”, conta o adolescente.
Mãe e filho comemoram nova vida.
Essa foi a primeira cirurgia cardíaca realizada em um hospital público no Pará, fora da capital. A intenção do hospital é expandir o serviço, para que os procedimentos do tipo se tornem rotina. “Fizemos toda a composição da estrutura para conseguir tratar dele aqui. Isso, na verdade, é o primeiro passo, que significa a independência da região oeste do Pará em relação aos problemas cardiológicos que precisam de tratamento cirúrgico em Belém”, explica o cirurgião cardíaco Renê Augusto Gonçalves.
Cirurgião cardíaco, Renê Augusto.
A mãe do menino, Heritânia de Sousa, de 39 anos, está repleta de felicidade. Ela conta que o filho precisava, há muito tempo, passar por esse procedimento. “Ele estava muito debilitado, porque o tempo ia passando e a situação só piorava. Quando o médico falou que ia fazer o possível para realizar o procedimento aqui no Regional, nós ficamos muito alegres, com muita expectativa. No mês passado, meu filho consultou, fez novos exames e o médico disse que a cirurgia seria realizada. Só o fato de se ter um médico que liga para você, que se preocupa com o seu caso, é muito bom. Estamos muito satisfeitos com tudo o que aconteceu”, diz Heritânia.

Para o diretor-geral da unidade, Hebert Moreschi, esse é mais um avanço fundamental do Hospital Regional de Santarém - unidade pública gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) - na descentralização do acesso à saúde na região Norte. “O HRBA dá um passo importantíssimo na descentralização da assistência de alta complexidade, trazendo para o oeste do Pará e realizando a primeira cirurgia cardíaca do nosso hospital. É o primeiro procedimento, ainda em fase de consolidação de serviço, mas demonstrou, claramente, que o hospital tem condições para realizar esse tipo de procedimento”, argumenta Moreschi.

Segundo secretário estadual de Saúde, Vitor Mateus, o HRBA é uma referência, amplamente reconhecida, com premiação e agora, passa a premiar a população com a realização de cirurgia cardíaca. ''Tivemos a felicidade de oportunizar para uma criança de 14 anos a realização da primeira cirurgia cardíaca. Uma questão que foi muito bem conduzida pela equipe de cardiologia do hospital, que possui um serviço de excelência e é uma referência em alta complexidade'', detalhou Vitor Mateus.

Serviço


Com a realização das cirurgias em Santarém a comunidade será beneficiada em poder fazer o tratamento perto da família, sem precisar se deslocar para Belém. “A ideia é ampliar isso para que, em um futuro próximo, consigamos tratar todos os casos cardiológicos, que precisam de cirurgia, aqui mesmo no hospital. Isso vai ser um grande avanço, é muito positivo e uma evolução muito grande para a região”, expõe o cirurgião Renê Augusto.

A partir desta primeira cirurgia, uma série de avaliações será realizada para verificar os investimentos necessários para a implantação definitiva do serviço. “Estamos muito felizes com o primeiro procedimento, que foi um sucesso. Quem ganha com isso é a população, que antes só poderia realizar esse procedimento em Belém”, conclui Moreschi.

Por Ascom Pró-Saúde
Clique no botão abaixo e Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Destaque

Veja Também