Hospital Regional de Altamira sensibiliza colaboradores sobre o 'Momento Psiu'

quarta-feira, maio 31, 2017
Quatro momentos ao longo de cada dia no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) são dedicados a criar um clima de aconchego e calmaria para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, na unidade de cuidados intermediários e na UTI pediátrica. Nesses momentos, as luzes são desligadas e evita-se realizar qualquer procedimento com os bebês. O “Momento Psiu” foi a forma que o Grupo de Apoio Multidisciplinar Materno Infantil (GAMMI) do HRPT encontrou para diminuir o estresse em crianças acolhidas nesses locais de cuidados, proporcionando um tempo de total relaxamento. Pensando nisso, e visando a conscientização da importância do silêncio para os bebês da UTI do HRPT, o GAMMI promoveu, nos dias 29 e 30 de maio, uma sensibilização sobre o “Momento Psiu”.


Na ocasião, as luzes do auditório foram apagadas para colaboradores da área Assistencial, Manutenção, equipe multiprofissional, Farmácia, entre outros. Eles foram vendados e expostos a situações diferenciadas. No primeiro momento, um completa desordem: a quantidade de barulhos no ambiente proporcionava extremo desconforto. Na outra, se reproduziu uma pequena simulação da realidade vivenciada pelos bebês no “Momento Psiu”, onde há a proibição de sons ou procedimentos sem aviso prévio. Uma música de ninar completava o momento de tranquilidade. 


Rubens Tenório, operador de Caldeira, participou do treinamento. Achou bastante oportuno repensar sobre sua contribuição para a saúde dos pequenos usuários: “Às vezes a gente ia fazer a manutenção, via a placa, mas não entendia muito bem o motivo. Agora já sei o quanto é importante. Posso me programar pra respeitar esse momento”, salientou.


O Hospital Regional Público da Transamazônica é gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa). Para o seu diretor-geral, Edson Primo, iniciativas como essa são tão importantes quanto o procedimento técnico. “Somente dando essa atenção e esse carinho ao recém-nascido e à sua família, como um todo, estaremos atendendo e compreendendo a essência do cuidar humano”, afirmou.

Na visão da enfermeira Renata Chiquetti, os esforços do hospital e seus colaboradores são primordiais para reduzir os ruídos e os efeitos desastrosos que eles podem causar na recuperação dos recém-nascidos: “Sons muito altos podem comprometer o desenvolvimento e o crescimento, em particular dos prematuros, extremamente sensíveis ao lugar. Muitas vezes os efeitos podem surgir a longo prazo, sete, oito anos. A redução dos sons dentro da unidade é uma preocupação de todos os profissionais envolvidos em melhorar a qualidade da assistência neonatal”, ressaltou.

Método Canguru


O “Momento Psiu” é uma atividade institucional que contempla as técnicas do Método Canguru – Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso. O Método Canguru busca melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e à sua família. A partir de abordagens humanizadas e seguras, o contato pele a pele (posição canguru) precoce de mães e pais com seus bebês, de forma gradual e progressiva, favorece o vínculo afetivo. Além disso, a estabilidade térmica do contato é um estímulo à amamentação e ao desenvolvimento do bebê.

Por sua vez, a atuação dos profissionais de saúde capacitados começa numa fase prévia ao nascimento do bebê, com a identificação das gestantes que correm riscos de darem à luz crianças prematuras e de baixo peso. Nessa situação, a mãe e a família recebem orientações sobre os cuidados específicos que devem ter com o bebê - além de apoio e estímulo para que estabeleçam contato físico e se aproximem da criança.


Por Priscila Mello

Destaque

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Acidentes (668) Altamira (967) Anapu (48) Belo Monte (221) Belo Sun (13) Brasil (1691) Brasil Novo (636) Celebridades (83) Ciência (180) Cinema (69) Clima e Tempo (40) Curiosidades (790) Desaparecidos (10) Eleições (184) Esporte (72) Governo Federal (320) Ibama (56) Imprensa (110) Internet (351) Itaituba (168) Justiça (637) Marabá (38) Medicilândia (163) Mundo (785) Música (126) Norte Energia (186) Novo Repartimento (23) Pacajá (39) Pará (798) Placas (44) Polícia (2039) Política (1070) Porto de Moz (25) Religião (536) Rurópolis (69) Santarém (204) SBT (293) Souzel (35) Tecnologia (220) Televisão (352) Transamazônica (345) Tucuruí (40) Uruará (296) Vitória do Xingu (124)