Entenda porque EUA, Israel e Rússia querem lançar seus foguetes a partir do Maranhão

sábado, junho 10, 2017
Há um Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no centro do Maranhão. Ele foi inaugurado em março de 1983 e está paralisado desde 2001.


Agora, porém, os EUA obtiveram autorização e serão o primeiro país a lançar um foguete a partir do CLA. De acordo com Raul Jungmann, ministro da Defesa, Israel, Rússia e França também planejam usar nossa estrutura para futuros lançamentos.

Interesse internacional: localização privilegiada

O interesse internacional pela base no Brasil se deve à sua localização, que fica na linha do Equador e tem proximidade maior da superfície terrestre com o espaço, que faz com que seja possível economizar até 30% de combustível para o lançamento de foguetes e satélites.

Além disso, as condições climáticas da região onde o CLA está instalado também são favoráveis, uma vez que o clima estável, o regime de chuvas definido e os ventos dentro dos limites permitem que os lançamentos de foguetes sejam viáveis em praticamente todos os meses do ano.

Ainda não há uma data para o início do projeto, mas, segundo o ministro, o centro deve estar em plenas condições de funcionamento em breve.

Destaque

Veja Também