Helder Barbalho anuncia investimento para beneficiar 35 mil pessoas em Abaetetuba

quarta-feira, agosto 16, 2017
Mais de 35 mil pessoas de 40 comunidades ribeirinhas no município de Abaetetuba, localizado na região do Baixo Tocantins, serão contempladas com sistemas coletivos de abastecimento através do Programa Água para Todos, do Ministério da Integração Nacional.


O investimento no valor de R$ 4 milhões foi liberado ontem (15) pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante as comemorações de aniversário da cidade. As tecnologias disponibilizadas são parte do Termo de Compromisso celebrado entre o Ministério da Integração e a Prefeitura. “Atenderemos comunidades de vilas e ilhas mais distantes. São famílias que, na maioria dos casos, utilizam a água do rio para consumo humano. Por isso, além de garantir o acesso à água potável, fundamental para a qualidade de vida e saúde das pessoas, esta é uma parceria que trará mais desenvolvimento ao município de Abaetetuba”, afirmou o ministro.


Curte nossa página no Facebook e fique atualizado!

Segundo o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita), centenas de pessoas que moram nas 72 ilhas do município sofrem com doenças contagiosas por ainda não terem acesso à água potável. “Infelizmente nossa população ribeirinha ainda consome água diretamente do rio e isso causa um impacto violento na saúde. Mas agora, com este importante investimento, vamos mudar essa realidade. Abaetetuba agradece o ministro Helder, que é um grande parceiro e sempre dá atenção ao nosso município”, disse.

A iniciativa tem o objetivo de universalizar o acesso e o uso da água em áreas rurais e em situação de vulnerabilidade social, tanto para o consumo humano quanto para a produção agrícola e alimentar.

Unidade Básica de Saúde Fluvial vai beneficiar população ribeirinha

Helder e comitiva inauguraram ainda a Unidade Básica de Saúde Fluvial, que vai atender mais de 40 mil pessoas nas 72 ilhas da cidade. Com a unidade, os moradores passarão a contar com diversos atendimentos de saúde sem precisar deslocar-se de sua localidade.


A UBS instalada dentro de uma embarcação de grande porte abriga consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, laboratório, salas de vacina e para outros procedimentos ambulatoriais e toda a estrutura suficiente para atender os moradores de locais distantes da sede do município. “Hoje é um dia histórico para toda a comunidade ribeirinha que há muitos anos sente na pele a ausência de um atendimento digno como esse que, finalmente, chega a nossa cidade. Nessa oportunidade eu só quero agradecer a todos”, disse emocionada a líder comunitária, Socorro Silva.

“É com muita alegria que estamos de volta para entregar benefícios a essa grande cidade que está precisando de muita ajuda. Nós já colocamos aproximadamente R$ 4 milhões, e continuaremos cumprindo a nossa obrigação ajudando esse povo. É assim que a gente trabalha e estamos prontos para somar cada vez mais com a qualidade de vida”, disse a deputada federal, Elcione Barbalho.

“Essas iniciativas demonstram nossa preocupação de olhar, atender e ter a atenção com aqueles que estão mais distantes, que merecem e precisam ser enxergados. Por isso, reafirmamos o compromisso da parceria e da união com a população desta cidade tão importante do nosso Estado”, afirmou o ministro Helder.

Atuação do ministro recebe elogios


O deputado estadual, Iran Lima, atuante no Baixo Tocantins, ressaltou os investimentos que a região está recebendo. “Mais uma vez o ministro Helder Barbalho prova seu compromisso com os municípios do Pará. Então o ministro Helder está de parabéns com a sua forma de trabalhar, fazendo com que os investimentos do governo federal possam chegar ao nosso Estado”, disse o parlamentar. “Parabenizo todos os envolvidos nestas conquistas, especialmente o nosso ministro Helder que não para de trabalhar pela nossa gente”, afirmou o deputado estadual Francisco Melo (Chicão).

Durante as comemorações do aniversário de 122 anos de Abaetetuba, Helder inaugurou ainda o novo Pórtico da cidade além da Unidade Básica de Saúde do Mutirão “Osvaldo Ribeiro”, entregou uma lancha para transporte de mercadorias e produtos agrícolas e 2 caminhões coletores de lixo para auxiliar na limpeza pública da cidade. O ministro recebeu ainda o Título de “Cidadão Abaetetubense”, pelos relevantes serviços prestados à cidade.


Estiveram presentes no evento o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; a deputada federal, Elcione Barbalho; os deputados estaduais Iran Lima, Francisco Melo (Chicão), Walderlan Quaresma, Soldado Tércio e Eraldo Pimenta; a superintendente do Incra, Nilma Lim; os prefeitos de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita) e de Igarapé-Miri, Ronélio Quaresma (Toninho Peso Pesado); o presidente da Câmara de Abaetetuba, Régi Mota, além de vereadores e demais lideranças locais.

Ministério da Integração Nacional

Destaque

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Acidentes (677) Altamira (986) Anapu (48) Belo Monte (222) Belo Sun (13) Brasil (1734) Brasil Novo (639) Celebridades (85) Ciência (182) Cinema (70) Clima e Tempo (41) Curiosidades (826) Desaparecidos (10) Eleições (198) Esporte (73) Governo Federal (331) Ibama (57) Imprensa (112) Internet (367) Itaituba (171) Justiça (654) Marabá (39) Medicilândia (165) Mundo (801) Música (127) Norte Energia (186) Novo Repartimento (23) Pacajá (40) Pará (823) Placas (44) Polícia (2076) Política (1122) Porto de Moz (25) Religião (541) Rurópolis (70) Santarém (209) SBT (295) Souzel (35) Tecnologia (227) Televisão (357) Transamazônica (349) Tucuruí (45) Uruará (299) Vitória do Xingu (126)