sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Em pesquisa eleitoral na região metropolitana de Belém para Governador do Estado, Helder Barbalho aparece em primeiro lugar

Em relação ao voto estimulado para o cargo de Governador do Estado do Pará, foi testado quatro cenários
Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB)
No primeiro cenário onde foram testados sete nomes, o Ministro da Integração, Helder Barbalho, aparece em primeiro lugar com 22,6% das citações, seguido por Úrsula Vidal, citada por 16,0% dos eleitores, o Deputado Federal, Arnaldo Jordy, está em terceiro lugar, mencionado por 9,3% dos entrevistados, Marinor Brito, obteve 6,2% das citações, Paulo Rocha 2,9%, Marcio Miranda 1,9%, Flexa Ribeiro 1,4%. Responderam que anulariam o voto 33,8% dos entrevistados e 6,0% preferiram não expressar suas opiniões.
Intenção de voto para Governador (estimulado)
No segundo cenário para o cargo de Governador, com cinco nomes testados, o Ministro da Integração, Helder Barbalho, continua em primeiro lugar alcançando 24,8% das citações, seguido de perto por Úrsula Vidal, citada por 21,4% dos eleitores, o atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, em terceiro lugar, foi mencionado por 5,2% dos eleitores, Paulo Rocha, obteve 3,3% das citações e Zequinha Marinho 2,9%. Neste cenário, 35,0% do eleitorado votariam em branco ou anulariam o voto e 7,4% não responderam à indagação.

No terceiro cenário para o cargo de Governador novamente com cinco nomes testados, o Ministro da Integração, Helder Barbalho, está em primeiro lugar com 25,7% das citações, seguido de perto por Úrsula Vidal, citada por 22,4% dos eleitores, Mario Couto, surge em terceiro lugar, mencionado por 4,5%, Marcio Miranda, obteve 3,3% das citações e Zé Geraldo 0,5%. Neste cenário, 36,4% do eleitorado votariam em branco ou anulariam o voto e 7,1% não responderam à pergunta.

No quarto cenário agora com quatro nomes testados, o Ministro Helder Barbalho, está em primeiro lugar com 26,7% das citações, seguido de perto por Úrsula Vidal, citada por 22,9% dos eleitores, Paulo Rocha, ficou em terceiro lugar mencionado por 3,8% dos eleitores, Adnan Demachki, obteve 1,2% das citações. Neste cenário, 38,0% do eleitorado votariam em branco ou anulariam o voto e 7,4% não responderam à pergunta.


Esta pesquisa realizada pelo Instituto Acertar, teve como objetivo principal, aferir indicativos e potencialidade de intenção de voto de pré-candidatos aos cargos de Presidente da República, Governador e Senador para a eleição de 2018 no Estado do Pará. Investigou se também a avaliação da população em relação ao governo Zenaldo Coutinho, após um ano e oito meses de administração municipal e a imagem da administração dos governos de Simão Jatene e Michel Temer.

O presente estudo foi realizado através de uma pesquisa de natureza quantitativa, com aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do universo de investigação, com técnica de entrevista pessoal domiciliar.

Área de abrangência

Compreendeu a dispersão geográfica da Região Metropolitana de Belém, de acordo com os 05 municípios que a compõe, a saber: Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides.

Público alvo

Pessoas eleitoras de ambos os sexos com idade igual ou superior a 16 anos, residentes nos municípios de abrangência da pesquisa.

Fonte dos dados

Para a delimitação do público a ser alcançado pela pesquisa foram utilizados os dados do Censo de 2010 e as estimativas populacionais, realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além do quantitativo de eleitores disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE/agosto 2017).

Atualmente, a Região Metropolitana de Belém é composta por 1.470.617 eleitores, o que corresponde a 26,7% do total de 5.506.454 eleitores do Estado do Pará.

Estratificação da amostra

Distribuída de forma proporcional pelas variáveis: Sexo, grupo de idade, região de moradia (urbana e rural) e pelo número de eleitores de cada município. Especificamente em Belém, a amostra, foi estratificada com alocação proporcional à população dois oito distritos administrativo que compõem o município (DAMOS – Mosqueiro, DAOUT – Outeiro, DAICO – Icoaraci, DABEN – Bengui, DAENT – Entroncamento, DASAC – Sacramenta, DABEL – Belém e DAGUA – Guamá).

Amostra e margem de erro

Com 540 questionários aplicados, a margem de erro para os resultados da pesquisa é de 4,3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Data de coleta dos dados

22 a 26 de setembro de 2017.

Controle de qualidade

Checagem de 25% dos questionários aplicados, para detectar erros.

As mulheres compõem 53,7% da amostra e os homens 46,3%; entre 16 e 24 anos estão 16,3% dos entrevistados, 22,2% têm entre 25 e 34 anos, 21,9% estão na faixa entre 35 e 44, 23,1% têm entre 45 e 59 anos e 16,5%, 60 anos ou mais.

Com informações do Bacana News

Compartilhe

Comente no Facebook

NEWS - FORMATURA DA TURMA DE PEDAGOGIA EM BRASIL NOVO

NEWS - FORMATURA DA TURMA DE PEDAGOGIA EM BRASIL NOVO SAIBA MAIS NO LINK: www.tvcidadesbt.com.br/2018/05/news-formatura-da-turma-de-pedagogia-em.html

Publicado por TV Cidade SBT em Domingo, 20 de maio de 2018

Mais uma rua inaugurada no governo Trabalho e Desenvolvimento Social.

Publicado por TV Cidade SBT em Quinta-feira, 24 de maio de 2018

Postagem em destaque

Helder lidera em nova pesquisa para governador do Estado

Helder Barbalho (PMDB) lidera na nova pesquisa sobre a preferência do eleitorado paraense nas eleições deste ano ao governo do Estado. Na in...

Mais Acessadas

Arquivo do Site