Sem aliados, Lula pode ficar isolado em disputa presidencial em 2018

quarta-feira, novembro 08, 2017
Possível condenação leva parceiros, como PCdoB e PDT, a lançarem candidatos próprios
Ex-presidente Lula, durante ato em defesa de universidades públicas em Brasília - Givaldo Barbosa / Agência O Globo


A decisão do PCdoB de lançar candidato próprio ao Planalto pode fazer com que o PT, pela primeira vez em sua história, dispute a Presidência da República em 2018 isolado, sem nenhum partido aliado. O cenário hoje projetado é resultado de um desconfiança por parte dos tradicionais aliados dos petistas com relação à manutenção na disputa do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ameaçado por condenações judiciais.

Em 2014, quando foi reeleita, Dilma Rousseff (PT) teve apoio de outros oito partidos, além do PT, o que lhe garantiu quase metade do tempo de televisão na propaganda eleitoral gratuita. No ano que vem, as alianças poderão ajudar também a trazer recursos para a campanha, já que o fundo criado para custear as eleições será repartido entre as legendas.



Desde 1989, o PCdoB apoiou os petistas em todas as eleições. No último domingo, a legenda anunciou a deputado estadual Manuela D`Ávila (RS) como pré-candidata da legenda ao Planalto. O PDT, que apoiou Dilma em 2010 e 2014, já está com a pré-campanha de Ciro Gomes nas ruas.

Com o apoio ao impeachment no ano passado, os demais partidos que estiveram ao lado de Dilma em 2014 (PMDB, PP, PSD, PR, PRB e PROS) romperam com o PT, o que inviabiliza um acordo no plano nacional para a eleição do ano que vem.



Apesar do cenário com poucas possibilidade de aliança, petistas minimizam o afastamento de antigos aliados e acreditam que Lula, se tiver a candidatura confirmada, vai reunir outras legendas em torno de seu nome. O ex-presidente foi condenado, em julho, pelo juiz Sergio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se a sentença for referendada na segunda instância, o petista seria enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ficando impedido de concorrer.

— Não existe candidatura isolada com 35% de intenção de voto — disse Alexandre Padilha, um dos vice-presidentes do PT, em referência ao patamar de intenção de voto de Lula nas pesquisas.

APROXIMAÇÃO COM PSB


Os petistas destacam que ainda negociam uma possibilidade de acordo com o PSB, partido que já foi aliado no passado, mas que em 2014 disputou a Presidência da República com Marina Silva. Os dirigentes das duas legendas se reuniram na semana passada.

Ainda na avaliação de aliados de Lula, a candidatura de Manuela, de 36 anos, não é para valer e seria uma forma de o PCdoB marcar posição e mobilizar a sua militância, principalmente entre os eleitores mais jovens. Dirigentes do partido dizem ter convicção que se Lula for candidato terá o apoio do dos comunistas. Por isso, a ordem é não confrontá-los.

— Não vejo uma política de distanciamento na decisão do PCdoB. Considero legítimo e creio que o PCdoB vai colocar essa candidatura num debate com os demais partidos da esquerda — afirmou o deputado federal Paulo Teixeira, também vice-presidente do PT.


Reservadamente, caciques do PCdoB reconhecem que Manuela pode sair da disputa se a candidatura de Lula superar as barreiras jurídicas e se consolidar. O lançamento, por outro lado, seria uma atitude preventiva para evitar que o partido fique refém e obrigado a apoiar automaticamente um outro nome do PT se o ex-presidente for tirado da disputa, o plano B.

— Se o Lula for candidato é um cenário. E se ele não for? Aí ele vai sacar um nome do colete e nós vamos ter que começar do zero. Com a Manuela, já vamos ter caminhado um pouco — admite um comunista.

Outra preocupação no PCdoB é o PT insistir na candidatura de Lula mesmo com o risco de os votos serão anulados depois da eleição por causa de uma impugnação com base na Lei Ficha Limpa depois do registro da candidatura. Os comunistas não estariam dispostos a se unir aos tradicionais aliados nessas circunstâncias.

POR SÉRGIO ROXO | O GLOBO

Destaque

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Acidentes (678) Altamira (988) Anapu (48) Belo Monte (222) Belo Sun (13) Brasil (1739) Brasil Novo (640) Celebridades (85) Ciência (184) Cinema (70) Clima e Tempo (41) Curiosidades (832) Desaparecidos (11) Eleições (200) Esporte (73) Governo Federal (332) Ibama (57) Imprensa (112) Internet (370) Itaituba (171) Justiça (656) Marabá (40) Medicilândia (165) Mundo (803) Música (128) Norte Energia (186) Novo Repartimento (23) Pacajá (40) Pará (824) Placas (44) Polícia (2079) Política (1126) Porto de Moz (25) Religião (541) Rurópolis (70) Santarém (209) SBT (295) Souzel (35) Tecnologia (227) Televisão (358) Transamazônica (349) Tucuruí (45) Uruará (299) Vitória do Xingu (126)