Convenção do PSDB foi realizada em clima de racha

terça-feira, dezembro 05, 2017
Na convenção, Flexa Ribeiro ficou entre Jatene e o Pioneiro, ambos com cara de poucos amigos (Foto: Divulgação)
Nem os discursos sobre liderança e fortalecimento do partido conseguiram esconder o que já se fala nos bastidores: o PSDB do Pará está com a sua base rachada. Se havia alguma dúvida, foi esclarecida no sábado (2) à tarde, durante a convenção estadual da sigla, no auditório João Batista da Assembleia Legislativa (Alepa).


Separados pelo senador Flexa Ribeiro, o governador Simão Jatene e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, mantiveram cara de poucos amigos durante o encontro e até chegaram a trocarfarpas em suas falas.


O DIÁRIO apurou que, em reunião com seus aliados, dois dias antes da convenção, Pioneiro chegou a insinuar que a autorização para o empréstimo de R$ 595 milhões (junto ao Banco do Brasil e dando como garantia os recursos do Fundo de Participação dos Estados - FPE) que Jatene tentará aprovar na Alepa até o dia 20 servirá para distribuir recursos às prefeituras em troca de votos para 2018. Para apaziguar os ânimos, o chefe de Estado teria chamado Pioneiro para uma conversa ontem de manhã que durou até o início da tarde.

PIONEIRO

Em conversa com seus apoiadores, Pioneiro teria dito que os prefeitos estão com o pires na mão. E que, com quase R$ 600 milhões nas mãos, dividindo pelos 144 municípios, só não levaria a eleição se não quiser. Segundo a fonte, Pioneiro teria afirmado nesse encontro com apoiadores que Jatene quer ser senador e tirar o Márcio Miranda, deputado estadual pelo DEM e presidente da Alepa, do caminho, mas esbarra nos interesses do vice-governador pelo PSC, Zequinha Marinho.


Teria sido nessa ocasião inclusive acordado o que se viu durante a convenção: os correligionários de Pioneiro - cerca de 400-, fazendo muito barulho sempre que ele se manifestava, e silenciando pem outras falas, principalmente durante as do Jatene.


O prefeito Zenaldo Coutinho, o deputado federal Nilson Pinto, os deputados estaduais Luth Rebelo, Cilene Couto, Milton Campos e outras lideranças, incluindo a super secretária Izabela Jatene, filha de Simão, falaram e se repetiram ao discursar sobre união e sobre confiança em deixar o atual governador liderar os rumos para as eleições de 2018. “Viemos falar sobre perspectivas e diretrizes da atuação do partido para os próximos dois anos. Não é momento de falar em candidaturas, isso fica para o ano que vem”, declarou Nilson Pinto.
Jatene disse que apoiará candidatura de Miranda ao Governo. Porém, Marinho também quer concorrer ao cargo majoritário. (Fotos: Jader Paes e Marco Santos/Diário do Pará)
IMPASSE DE ALIADOS

Essa animosidade ocorreu após Simão Jatene confirmar que irá apoiar uma candidatura de Márcio Miranda ao Governo do Estado, informação que caiu como uma bomba entre os seus aliados. Em discurso na convenção, Manoel Pioneiro chegou a criticar Jatene - que adotou uma fala de que “quem realiza obras é o povo”-, ao dizer que, embora o povo seja o mandante de qualquer ação, cabe ao gestor ter competência para executá-la - o que ele próprio afirmou ter, em postura de pré-candidato. Aborrecido, o governador reiterou seu discurso e disse respeitar a opinião dequem não concorda.

ESTRATÉGIA

Dentre aliados de Pioneiro, a conversa é de que Jatene tem em mente uma estratégia familiar em torno do nome de sua filha Izabela para o parlamento estadual e do genro, Ricardo Souza, para o Congresso. Por isso, traça caminhos rumo a esse objetivo sem levar em consideração os interesses de quem lhe apoiou nos últimos anos. Como o vice-governador Zequinha Marinho, que também tem interesse em concorrer ao cargo majoritário e já se mostrou inclinado a assumir o Governo- em caso de Jatene deixar o cargo para ser candidato ao Senado-e, em seguida concorrer ao Governo. A outra opção de Marinho é sair candidato ao Senado.


(Carol Menezes/Diário do Pará)
Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Acidentes (686) Altamira (1002) Anapu (48) Belo Monte (224) Belo Sun (14) Brasil (1766) Brasil Novo (643) Celebridades (89) Ciência (187) Cinema (70) Clima e Tempo (42) Curiosidades (865) Desaparecidos (11) Eleições (218) Esporte (74) Governo Federal (337) Ibama (57) Imprensa (113) Internet (384) Itaituba (171) Justiça (666) Marabá (42) Medicilândia (174) Mundo (818) Música (129) Norte Energia (186) Novo Repartimento (23) Pacajá (41) Pará (842) Placas (44) Polícia (2109) Política (1160) Porto de Moz (25) Religião (549) Rurópolis (70) Santarém (209) SBT (299) Souzel (37) Tecnologia (229) Televisão (364) Transamazônica (354) Tucuruí (47) Uruará (302) Vitória do Xingu (130)