Gestores de municípios paraenses comemoram avanços durante Fórum Permanente

quarta-feira, fevereiro 07, 2018
 “Foi uma ideia brilhante do Governo do Estado criar esse fórum. Aqui, a gente discute direto com o governador e seu secretariado as diversas ações de gestão pública de todos os municípios do Pará. Hoje, podemos comemorar a inclusão de alguns programas importantes, e a entrega de equipamentos, principalmente os direcionados à saúde. Com esse evento, começa a ser criado um entendimento melhor de gestão, de fato, das políticas públicas dos municípios”, destacou o prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli (PT).
O prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli (PT), comemorou os avanços proporcionados pela adesão ao Programa Municípios Sustentáveis
Cento e quarenta e um gestores municipais que aderiram ao Programa Municípios Sustentáveis participam da terceira reunião do Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Sustentáveis. O evento começou na manhã desta quarta-feira (7), no auditório do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. A programação segue até esta quinta-feira (8).


Com o tema “Gestão Compartilhada”, o evento traz as experiências e os desdobramentos das agendas governamentais que foram planejadas em parceria com as gestões municipais. Durante o encontro também foi sendo apresentado o balanço das ações e resultados do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu), que propõe a sustentabilidade dos municípios em âmbito global, a gestão e ajuste fiscal, até as grandes obras de infraestrutura. Os projetos respeitam a realidade e peculiaridades de cada território, com ações ancoradas nos planos governamentais Pará 2030, Pará Ambiental e Pará Social.
O governador Simão Jatene participou do evento que tem como tema “Gestão Compartilhada”
A iniciativa contempla obras estratégicas de infraestrutura em áreas como saúde e educação, e diversas ações de desenvolvimento social, ambiental e econômico. O programa, inovador no Brasil, é inteiramente ancorado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A agenda, com 17 objetivos que tratam de temas como pobreza, fome, bem-estar e educação, deve ser cumprida até 2030.



Os gestores municipais presentes ao evento foram unânimes ao comemorar os avanços proporcionados pela adesão ao Programa Municípios Sustentáveis. “Foi uma ideia brilhante do Governo do Estado criar esse fórum. Aqui, a gente discute direto com o governador e seu secretariado as diversas ações de gestão pública de todos os municípios do Pará. Hoje, podemos comemorar a inclusão de alguns programas importantes, e a entrega de equipamentos, principalmente os direcionados à saúde. Com esse evento, começa a ser criado um entendimento melhor de gestão, de fato, das políticas públicas dos municípios”, destacou o prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli (PT).
O Hangar Convenções e Feiras da Amazônia ficou lotado durante o Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Sustentáveis
As obras de infraestrutura também foram destacadas. “Precisamos comemorar os avanços que tivemos com o Programa Municípios Sustentáveis, que nos proporcionou receber inúmeros benefícios do Governo do Estado. Hoje, por exemplo, estamos colocando a segunda etapa de asfalto no município, são quatro quilômetros que ganhamos. Então, só tenho a agradecer ao governador e à equipe desse programa”, disse Raimunda Araújo (PSDB), prefeita de Maracanã.
O evento traz as experiências e os desdobramentos das agendas governamentais que foram planejadas em parceria com as gestões municipais
O compromisso com a sustentabilidade foi uma das vertentes firmadas em torno do programa. “Esse Fórum Permanente vem fortalecer as ações com as quais nos comprometemos ao assinar o pacto de adesão aos Municípios Sustentáveis. Hoje, temos quase 100% do município com o cadastro ambiental rural, e cumprindo suas metas. Criamos ainda um parque ambiental no município; além de reforçar a sustentabilidade, geramos emprego e renda. Através do Programa Municípios Sustentáveis, todos os prefeitos paraenses passam a ter uma conscientização da importância da preservação do meio ambiente”, ressaltou Chico Neto (DEM), prefeito de Capanema.

“O principal avanço que tivemos através do programa foi o conhecimento dos nossos problemas. Com essa interação proporcionada pela Semsu, nós conseguimos informar com mais precisão os nossos problemas e compartilhar soluções. Com a colaboração do Governo do Estado queremos levar os benefícios e as políticas públicas que nossos municípios tanto necessitam”, reforçou o prefeito de Cachoeira do Arari, Jaime Barbosa (PMDB).

Por Gleyson Araujo com informações de Syanne Neno e Fotos de Sidney Oliveira/Ag. Pará
Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Foi divulgada nesta sexta-feira (16) pesquisa sobre intenções de votos feita pelo IBOPE Inteligência para as próximas eleições para o Governo do Pará

Foi divulgada nesta sexta-feira (16) pesquisa sobre intenções de votos feita pelo IBOPE Inteligência para as próximas eleições para o Governo do Pará, para o Senado Federal e para a Presidência da República. Em todas as três projeções para o Governo do Estado, Helder lidera as intenções dos eleitores. SAIBA MAIS NO LINK: www.tvcidadesbt.com.br/2018/02/helder-barbalho-lidera-em-3-cenarios.html

Publicado por TV Cidade SBT em Sábado, 17 de fevereiro de 2018
Acidentes (718) Altamira (1023) Anapu (53) Belo Monte (226) Belo Sun (14) Brasil (1820) Brasil Novo (666) Celebridades (94) Ciência (188) Cinema (71) Clima e Tempo (47) Curiosidades (930) Desaparecidos (13) Eleições (240) Esporte (76) Governo Federal (353) Ibama (57) Imprensa (114) Internet (400) Itaituba (181) Justiça (688) Marabá (41) Medicilândia (192) Mundo (838) Música (132) Norte Energia (187) Novo Repartimento (27) Pacajá (45) Pará (880) Placas (45) Polícia (2189) Política (1226) Porto de Moz (26) Religião (559) Rurópolis (71) Santarém (215) SBT (302) Souzel (37) Tecnologia (237) Televisão (370) Transamazônica (366) Tucuruí (51) Uruará (310) Vitória do Xingu (136)

Helder garante R$ 4,7 bilhões para o Pará

Segundo o ministro Helder,os recursos serão investidos até o ano de 2020 (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil) O Pará está às vésperas de ...