Slideshow

Breaking News

PARÁ: Jeannot Jansen deixa secretaria de Segurança Pública



O Governo do Estado anunciou que o general Jeannot Jansen não está mais à frente da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup). Quem assume o cargo é Luiz Fernandes Rocha, justamente o antecessor do general e atual secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A mudança de secretário ocorre em meio a um cenário de caos na segurança do Pará, com índices de violência exorbitantes.


Jeannot estava à frente da secretaria desde janeiro de 2015, no início do terceiro mandato de Simão Jatene no governo do Estado, entrando no lugar de Luiz Fernandes. Desde então, o general se tornou um dos nomes mais controversos do alto escalão do governo tucano, se tornando alvo de críticas, principalmente devido ao crescente número da criminalidade.

Em 2016, a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar (ACSPMBMPA) chegou a pedir a saída de Jeannot, devido às constantes mortes de agentes de segurança no Estado, atualmente o segundo no país em número de assassinato de policiais. Só em janeiro deste ano, o Estado registrou 434 mortes violentas, mais que o dobro registrado no Rio de Janeiro.

Luiz Fernandes é graduado em Direito e doutor em Ciências Jurídico-Sociais. Ainda não foi informado quem irá assumir a Semas.


(DOL)