Temer sanciona lei que regulamenta aplicativos de transporte sem vetos

segunda-feira, março 26, 2018
O presidente Michel Temer sancionou, sem vetos, a lei que regulamenta os aplicativos de transporte privado nesta segunda-feira, 26. O texto dá aos municípios do país o poder de criar regras próprias e fiscalizar serviços como Uber, 99 e Cabify. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) deve ser feita nesta terça-feira, 27.
(Foto: Reprodução)





De forma geral, a nova lei é considerável favorável aos aplicativos ao derrubar exigências como a obrigatoriedade da placa vermelha, como queriam os taxistas. Aprovado pela Câmara no dia 28 de fevereiro, o texto elimina a imposição de que os motoristas sejam proprietários dos veículos e de que os profissionais só atuem nos municípios em que estão registrados.



A nova lei, por outro lado, dá poder a cada município e ao Distrito Federal de criar regulamentações próprias para os serviços. Além disso, caberá aos governos locais recolher tributos, exigir a contratação de seguro de acidentes pessoais a passageiros, do seguro obrigatório (DPVAT) e que o motorista esteja inscrito como contribuinte individual do INSS.





Para os motoristas, a nova lei traz algumas exigências gerais como a certidão negativa de antecedentes criminais e o porte de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior com informação do exercício de atividade remunerada. Já o veículo terá que atender as características exigidas pelas autoridades de trânsito, ter uma idade máxima e emitir um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Cercada de polêmicas, a lei de regulamentação dos aplicativos de transporte teve seu texto original aprovado em abril de 2017 pela Câmara, sendo mais favorável aos taxistas. No entanto, o projeto passou por modificações pelo Senado Federal em outubro, atendendo aos pedidos das empresas de aplicativos. Por fim, as mudanças foram mantidas pelos deputados federais e o texto foi encaminhado para a sanção do presidente da república.

Olhar Digital
Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Pará deve sediar centro integrado de Segurança da região Norte

Pará deve sediar centro integrado de Segurança da região Norte "É preciso que cada um cumpra com a sua obrigação, que tenhamos pulso forte e que se trabalhe muito para que possamos devolver a paz para a população paraense. Tivemos audiência hoje com o Presidente da República, Michel Temer, o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e deputados federais do Pará onde ficou decidido que o Centro Integrado de Comando e Controle da Região Norte será instalado em Belém. É um espaço que integra todos os órgãos de segurança pública, federais e estaduais, com o objetivo de investigar e reduzir a onda de violência que tomou conta da nossa região, do nosso estado e da região metropolitana da nossa capital Belém", disse Helder Barbalho. Por Gleyson Araujo SAIBA MAIS NO LINK: www.tvcidadesbt.com.br/2018/04/para-deve-sediar-centro-integrado-de.html

Publicado por TV Cidade SBT em Sexta, 13 de abril de 2018
Acidentes (733) Altamira (1030) Anapu (57) Belo Monte (227) Belo Sun (14) Brasil (1866) Brasil Novo (668) Celebridades (95) Ciência (192) Cinema (74) Clima e Tempo (51) Curiosidades (983) Desaparecidos (13) Eleições (263) Esporte (76) Governo Federal (369) Ibama (60) Imprensa (115) Internet (415) Itaituba (185) Justiça (716) Marabá (43) Medicilândia (199) Mundo (860) Música (132) Norte Energia (188) Novo Repartimento (28) Pacajá (47) Pará (921) Placas (45) Polícia (2230) Política (1289) Porto de Moz (27) Religião (565) Rurópolis (71) Santarém (218) SBT (302) Souzel (38) Tecnologia (251) Televisão (372) Transamazônica (369) Tucuruí (53) Uruará (322) Vitória do Xingu (138)

Postagem em destaque

Helder lidera em nova pesquisa para governador do Estado

Helder Barbalho (PMDB) lidera na nova pesquisa sobre a preferência do eleitorado paraense nas eleições deste ano ao governo do Estado. Na in...