Divórcio e luto podem fazer cérebro de homens envelhecer mais rápido

domingo, abril 08, 2018
Estudo realizado nos Estados Unidos observou que o envelhecimento do órgão pode estar associado a experiências de vida negativas
(FOTO: PIXABAY/ SBTLNEET/ CREATIVE COMMONS)
Luto, divórcio, dificuldades financeiras e descoberta de grandes problemas de saúde. Essas e algumas outras situações negativas e altamente estressantes podem fazer com que o cérebro de homens de meia-idade envelheça mais rápido. É o que sugere um estudo feito com 359 pacientes da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos.

Ao avaliar imagens de ressonância magnética, os pesquisadores observaram que uma única adversidade pode acelerar o envelhecimento do cérebro de homens em até 0,37 anos. Ou seja, a fisiologia do órgão pode ficar um terço de ano mais velha do que a idade real da pessoa.


“Passar por mais eventos negativos na meia-idade — particularmente relacionados ao divórcio, separação ou morte de algum parente — foi associado ao envelhecimento avançado e previsto do cérebro,” afirma Sean Hatton, principal autor da pesquisa.

Outros estudos já relataram como o envelhecimento do cérebro está relacionado à deterioração biológica e ao envelhecimento prematuro, causado por defeitos mitocondriais e oxidantes nas células, sistema imune debilitado ou mudanças genômicas. Esse estudo, por sua vez, mostra algumas evidências de uma possível relação entre envelhecimento molecular e mudanças estruturais do cérebro em resposta a eventos muito estressantes.






A pesquisa

Para fortalecer os resultados do estudo, mais pesquisas como esta devem ser feitas com pessoas de perfis diferentes do grupo monitorado até agora: masculino, branco e entre 57 e 66 anos.

Além disso, todos os homens analisados pelo estudo participaram também do Vietnam Era Twin Study of Aging (VETSA), projeto da Universidade de Boston que pesquisa as influências genéticas e ambientais no envelhecimento do cérebro de meia-idade.

Para o estudo, os participantes tiveram que contar os eventos que mudaram suas vidas nos últimos dois anos. As respostas foram comparadas com relatos dados por eles há sete anos, quando entraram para o VETSA, e, por fim, foram realizados exames de ressonância magnética, dentre outras avaliações físicas e psicológicas.

Os pesquisadores mensuraram aspectos fisiológicos do cérebro, como o volume e a espessura do córtex cerebral, dentre outras áreas importantes para a cognição humana. Após coletados, os dados foram analisados por softwares avançados que preveem o envelhecimento do cérebro e indicaram a possível relação entre eventos estressantes e a idade do órgão.


Olhar Digital (Com informações do Science Daily)
Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Pará deve sediar centro integrado de Segurança da região Norte

Pará deve sediar centro integrado de Segurança da região Norte "É preciso que cada um cumpra com a sua obrigação, que tenhamos pulso forte e que se trabalhe muito para que possamos devolver a paz para a população paraense. Tivemos audiência hoje com o Presidente da República, Michel Temer, o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e deputados federais do Pará onde ficou decidido que o Centro Integrado de Comando e Controle da Região Norte será instalado em Belém. É um espaço que integra todos os órgãos de segurança pública, federais e estaduais, com o objetivo de investigar e reduzir a onda de violência que tomou conta da nossa região, do nosso estado e da região metropolitana da nossa capital Belém", disse Helder Barbalho. Por Gleyson Araujo SAIBA MAIS NO LINK: www.tvcidadesbt.com.br/2018/04/para-deve-sediar-centro-integrado-de.html

Publicado por TV Cidade SBT em Sexta, 13 de abril de 2018
Acidentes (733) Altamira (1030) Anapu (57) Belo Monte (227) Belo Sun (14) Brasil (1866) Brasil Novo (668) Celebridades (95) Ciência (192) Cinema (74) Clima e Tempo (51) Curiosidades (983) Desaparecidos (13) Eleições (263) Esporte (76) Governo Federal (369) Ibama (60) Imprensa (115) Internet (415) Itaituba (185) Justiça (716) Marabá (43) Medicilândia (199) Mundo (860) Música (132) Norte Energia (188) Novo Repartimento (28) Pacajá (47) Pará (921) Placas (45) Polícia (2230) Política (1289) Porto de Moz (27) Religião (565) Rurópolis (71) Santarém (218) SBT (302) Souzel (38) Tecnologia (251) Televisão (372) Transamazônica (369) Tucuruí (53) Uruará (322) Vitória do Xingu (138)

Postagem em destaque

Helder lidera em nova pesquisa para governador do Estado

Helder Barbalho (PMDB) lidera na nova pesquisa sobre a preferência do eleitorado paraense nas eleições deste ano ao governo do Estado. Na in...