Fundos Constitucionais já podem financiar uso de energia solar para pessoa física

quinta-feira, abril 05, 2018
Medida do Governo Federal atende as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Linhas de crédito têm quase R$ 3,2 bilhões disponíveis para investimentos


O financiamento para aquisição e instalação de placas fotovoltaicas em residências ou condomínios residenciais passa a ter condições bastante facilitadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. Administrados pelo Ministério da Integração Nacional, do ministro Helder Barbalho, os Fundos Constitucionais das três regiões - FNO, FNE e FCO - vão apoiar a implantação de sistemas micro e minigeradores de energia elétrica por fontes renováveis para pessoas físicas. “As linhas de crédito têm quase R$ 3,2 bilhões disponíveis para investimentos, associando juros muito abaixo das taxas de mercado e prazos mais longos de pagamento”, anunciou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nesta quarta-feira (4), em evento no Palácio do Planalto com o presidente Michel Temer.


Na região Norte, os juros anuais serão de 6,24% e com até 36 meses para quitação do financiamento, sendo dois meses de carência. Os interessados devem procurar os bancos operadores do crédito em cada região, no caso da região Norte, o Banco da Amazônia.


“Será possível financiar todos os bens e serviços necessários à viabilização do projeto - aquisição das placas fotovoltaicas, instalação etc”, continuou Helder Barbalho. A expectativa é de que sejam realizadas, pelo menos, 10 mil operações este ano. Além do impacto econômico na renda de famílias ao reduzir custos com o consumo de energia, a iniciativa também deverá fortalecer com fontes renováveis a matriz energética das regiões beneficiadas.

Demanda


Aproximadamente 80% dos brasileiros quer energia solar fotovoltaica em casa, desde que tenha acesso a financiamento competitivo (dados de pesquisa DataFolha, 2016). As condições cobradas por outras instituições financeiras, no entanto, inviabilizam o investimento, com taxas de juros elevadas e prazos de amortização e carência incompatíveis. Por isso, o financiamento é visto como o maior gargalo de mercado por mais de 75% das empresas do setor fotovoltaico, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O Brasil tem hoje 24.565 sistemas de mini ou microgeração distribuída, dos quais 99% baseados em placas fotovoltaicas.

Ascom/MI
Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Veja Também

Pará deve sediar centro integrado de Segurança da região Norte

Pará deve sediar centro integrado de Segurança da região Norte "É preciso que cada um cumpra com a sua obrigação, que tenhamos pulso forte e que se trabalhe muito para que possamos devolver a paz para a população paraense. Tivemos audiência hoje com o Presidente da República, Michel Temer, o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e deputados federais do Pará onde ficou decidido que o Centro Integrado de Comando e Controle da Região Norte será instalado em Belém. É um espaço que integra todos os órgãos de segurança pública, federais e estaduais, com o objetivo de investigar e reduzir a onda de violência que tomou conta da nossa região, do nosso estado e da região metropolitana da nossa capital Belém", disse Helder Barbalho. Por Gleyson Araujo SAIBA MAIS NO LINK: www.tvcidadesbt.com.br/2018/04/para-deve-sediar-centro-integrado-de.html

Publicado por TV Cidade SBT em Sexta, 13 de abril de 2018
Acidentes (733) Altamira (1030) Anapu (57) Belo Monte (227) Belo Sun (14) Brasil (1866) Brasil Novo (668) Celebridades (95) Ciência (192) Cinema (74) Clima e Tempo (51) Curiosidades (983) Desaparecidos (13) Eleições (263) Esporte (76) Governo Federal (369) Ibama (60) Imprensa (115) Internet (415) Itaituba (185) Justiça (716) Marabá (43) Medicilândia (199) Mundo (860) Música (132) Norte Energia (188) Novo Repartimento (28) Pacajá (47) Pará (921) Placas (45) Polícia (2230) Política (1289) Porto de Moz (27) Religião (565) Rurópolis (71) Santarém (218) SBT (302) Souzel (38) Tecnologia (251) Televisão (372) Transamazônica (369) Tucuruí (53) Uruará (322) Vitória do Xingu (138)

Postagem em destaque

Helder lidera em nova pesquisa para governador do Estado

Helder Barbalho (PMDB) lidera na nova pesquisa sobre a preferência do eleitorado paraense nas eleições deste ano ao governo do Estado. Na in...